Inovação UFG

Ações de Inovação têm novo endereço na UFG

Por Caroline Pires. Criada em 27/12/16 10:29. Atualizada em 28/12/16 09:41.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) criou site que concentra desde informações gerais a oferta de serviços na área

Texto: Caroline Pires

Fotos: Adriana Silva e Ana Fortunato

Visando concentrar e fomentar cada dia mais na universidade ações de inovação, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) criou um site que responde as demandas internas e externas de um crescente público interessado em conhecer e participar mais das ações tecnológicas da UFG. Acessando o www.inovação.ufg.br toda a comunidade terá acesso a informações nas áreas de transferência de tecnologia, empreendedorismo, parques tecnológicos e propriedade intelectual. De maneira clara e ágil, a Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT/PRPI) apresenta toda a estrutura, serviços e possibilidades que a área oferece.

Cândido Borges, coordenador do CTIT, considera que a criação do site vem marcar as conquistas da área de inovação neste ano. “Conseguimos dar grandes e importantes passos em 2016. Triplicamos o número de participantes nos programas de formação em inovação, consolidados a Olimpíada de Empreendedorismo e expandimos o Centro de Empreendedorismo e Incubação (Cei) para a área social. Além disto, a coordenação passou a ter página em Redes Sociais, entre outros destaques”, elencou o professor.

Programa de Inovação_2016

O Programa de Formação em Inovação recebeu em 2016 mais de 1300 participantes, tanto da UFG quanto da comunidade externa

Novo prédio

Nesta semana começou a construção de um novo prédio no Parque Tecnológico Samambaia (PTS), na Regional Goiânia. A área irá abrigar a expansão do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), empresas incubadas, espaço para a implantação de novas empresas e um espaço reservado para o coworking. Além disto, o novo prédio irá permitir concentrar membros da equipe de gestão da área de inovação na UFG. A obra, prevista para ser concluída em 2018 e que terá área aproximada de 1700 , foi possível graças ao financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ambas instituições que tem por missão promover e financiar a inovação e pesquisa científica.

O primeiro laboratório especializado do Parque está em pleno funcionamento. O Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) é um centro instrumental multi-institucional e multi-usuário voltado para atender demandas analíticas do setor acadêmico, empresas, órgãos governamentais e centros de pesquisas. Inaugurado em dezembro de 2013, o CRTI possui uma área construída de pouco mais de 1.700 m².

Cândido Borges destacou ainda a importância das parcerias como as diversas entidades financiadoras e apoiadoras de projetos na área. “Em época de escassez de recursos, as parcerias são essenciais para o funcionamento dos projetos da coordenação”, destacou.

Lançamento do CEI

Cândido Borges, coordenador do CTIT, apresenta o Centro de Empreendedorismo e Incubação em setembro de 2016

Veja as principais matérias relacionadas a Inovação na UFG em 2016:

UFG lança Centro de Empreendedorismo e Incubação

Ranking universitário destaca UFG nas áreas de mercado e inovação

Estudo da UFG é reconhecido por prêmio nacional de inovação

Categorias : Última hora PRPI Inovação