Capa - Itália

Reitor da UFG discute avaliação da educação superior na Itália

Por Denise Ribeiro. Criada em 27/10/16 16:12. Atualizada em 27/10/16 16:17.

Foram apresentadas as diretrizes estabelecidas para a avaliação e o credenciamento dos cursos das instituições brasileiras de educação superior e dados gerais sobre o sistema

Texto: Denise Ribeiro, com informações do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, participou nesta quinta-feira (28/10) da mesa redonda Avaliação da Educação Superior, que faz parte da programação do VIII Seminário Internacional, IX Assembleia Anual do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras & I Encontro de Reitores Brasil–Itália em Parma, na Itália. Orlando Amaral apresentou as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para a avaliação e o credenciamento dos cursos das instituições brasileiras de educação superior.

Foram apresentados também dados gerais sobre o sistema de educação superior, tanto na graduação e pós-graduação. “Destacamos o número de instituições e de alunos matriculados, o perfil dos estudantes, a diversidade do sistema e os desafios na consolidação de um sistema de avaliação que seja capaz de refletir a diversidade e complexidade do sistema”, contou o reitor.

As informações foram completadas pelas apresentações da reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder,  e da reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Quinzani. O professor Daniel Samoilovich, diretor executivo da Columbus Association, questionou os resultados dos rankings internacionais e as distorções oriundas de processos avaliativos centrados nas métricas estabelecidas pelos rankings internacionais. “Foi proposta a discussão de novas metodologias de avaliação das universidades e dos pesquisadores dando-se ênfase também,  entre outros, ao impacto social das atividades desenvolvidas pelas universidades”, explicou Orlando Amaral.

Itália 3
Reitor Orlando Amaral participou da mesa redonda Avaliação da Educação Superior em Parma, na Itália

Evento

O VIII Seminário Internacional, IX Assembleia Anual do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras & I Encontro de Reitores Brasil–Itália acontece desde segunda-feira (24/10) e vai até sexta-feira (28/10). Participam reitores de universidades do Brasil, da Itália e de mais de 30 países dos cinco continentes. O encontro conta com apoio da Embaixada do Brasil em Roma, da Conferência dos Reitores das Universidades Italianas (CRUI) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), associação dedicada a programas de internacionalização que congrega 72 instituições de ensino superior do Brasil. O evento terá periodicidade bienal  e a segunda edição será realizada no Brasil.

Para Orlando Amaral, o encontro entre reitores de diversas universidades do mundo é uma grande oportunidade de diálogo e fortalecimento de parcerias já existentes. "Este é um momento de estreitar laços, sobretudo com as instituições italianas, já que temos convênio de cooperação com algumas universidades do país. É uma oportunidade de internacionalizar a UFG", destacou o reitor.

No contexto do estreito relacionamento entre o Brasil e a Itália, a cooperação universitária se destaca como uma das principais vertentes daquela parceria. Segundo dados da plataforma Accordi Internazionali, o Brasil foi o país com o qual as Universidades italianas celebraram o maior número de acordos tanto em 2014 quanto em 2015. É crescente a mobilidade de estudantes, pesquisadores e docentes entre o Brasil e a Itália, decorrente não só da proximidade cultural entre os dois países como também do declarado emprenho em fortalecer reciprocamente a cooperação acadêmica.

Mesa redonda - Itália
Mesa composta por reitores brasileiros apresentou dados sobre o sistema de educação superior

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última hora intercâmbio Reitoria Itália