Capa - Itália

Reitor participa de encontro na Itália

Por Denise Ribeiro. Criada em 25/10/16 11:00. Atualizada em 27/10/16 16:18.

Evento debate empreendedorismo, inovação, desenvolvimento e inclusão social

Texto: Denise Ribeiro, com informações do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, participa nesta terça-feira (25/10) do I Encontro de Reitores Brasil-Itália: empreendedorismo, inovação, desenvolvimento e inclusão social, na cidade de Parma, na Itália. O Encontro faz parte do VIII Seminário Internacional e IX Assembleia Anual do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, que acontece entre os dias 24 e 28 de outubro, em parceria com a Universidade de Parma e com o apoio da Embaixada do Brasil em Roma. Além de representantes de Universidades brasileiras e italianas, é prevista a participação de reitores e autoridades provenientes de mais de 30 países, dos cinco continentes.

Na quinta-feira, o reitor da UFG participa da mesa redonda que debaterá a avaliação da Educação Superior. Além de Orlando Amaral, participam do debate também  a diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Margô Karnikowski; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Dias Sobral; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Quinzani Jordão; a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e o diretor executivo da Columbus Association, Daniel Samoilovich.

Para Orlando Amaral, o encontro entre reitores de diversas universidades do mundo é uma grande oportunidade de diálogo e fortalecimento de parcerias já existentes. "Este é um momento de estreitar laços, sobretudo com as instituições italianas, já que temos convênio de cooperação com algumas universidades do país. É uma oportunidade de internacionalizar a UFG", destaca o reitor.

No contexto do estreito relacionamento entre o Brasil e a Itália, a cooperação universitária se destaca como uma das principais vertentes daquela parceria. Segundo dados da plataforma Accordi Internazionali, o Brasil foi o país com o qual as Universidades italianas celebraram o maior número de acordos tanto em 2014 quanto em 2015. É crescente a mobilidade de estudantes, pesquisadores e docentes entre o Brasil e a Itália, decorrente não só da proximidade cultural entre os dois países como também do declarado emprenho em fortalecer reciprocamente a cooperação acadêmica.

O Encontro de Reitores de Universidades brasileiras e italianas conta, além do apoio da Embaixada do Brasil em Roma, da Conferência dos Reitores das Universidades Italianas (CRUI) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), associação dedicada a programas de internacionalização que congrega 72 instituições de ensino superior do Brasil. O encontro terá periodicidade bienal e a segunda edição será realizada no Brasil.

Itália
Reitor da UFG participa de evento na Itália entre os dias 24 e 28 de outubro