Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
HC inaugura Centro Avançado de Diagnóstico da Mama

Hospital das Clínicas inaugura Centro de Diagnóstico da Mama

Por Camila Godoy. Criada em 27/09/16 17:37. Atualizada em 27/09/16 17:35.

Unidade é a primeira do Centro-Oeste a disponibilizar aparelho que realiza biópsia da mama para pacientes do SUS

O Hospital das Clínicas da UFG inaugura nesta quarta-feira (28/9), às 9h, o Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (CORA). Essa é a primeira unidade do Centro-Oeste a disponibilizar um aparelho de mamotomia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de aparelhos de mamografia e ultrassonografia. O Centro tem três andares, onde estão distribuídos 15 consultórios, auditório e salas de pesquisa. A expectativa é dobrar o número pacientes atendidos, que hoje é de cerca de 9 mil por ano.

O mamótomo é um aparelho que realiza biópsia de mama. "Com ele diminuímos o tempo de espera das pacientes, uma vez que não precisamos levá-la ao centro cirúrgico, reduzindo de forma significativa a angústia da paciente na espera por uma biópsia de mama, o tempo de diagnóstico e o custo", explicou a coordenadora das ações de rastreamento e professora da Faculdade de Medicina da UFG, Rosemar Macedo Sousa Rahal.

Para conclusão da obra, R$ 8 milhões foram investidos. Os recursos foram provenientes da UFG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Ministério Público do Estado de Goiás, além do Instituto Avon, que investiu R$ 2,5 milhões para a construção do espaço e a aquisição da mesa de biópsia de mama (aparelho de mamotomia).

Câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2016 é que sejam registrados 57.960 novos casos no Brasil, sendo 1.680 novos casos em Goiás e 250 em Goiânia. A professora Rosemar Rahal explica que a incidência de câncer de mama no país tem aumentado em função de fatores de risco, entre eles, obesidade, etilismo, sedentarismo, reposição hormonal, gravidez tardia e redução do número de filhos.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora HC/UFG Cora Câncer de mama Inauguração

Listar Todas Voltar