Fundacióm Botin logo

Aluna de graduação participa de curso de dois meses na Espanha

Por Caroline Pires. Criada em 27/09/16 08:12. Atualizada em 28/09/16 16:50.

Juliana Leal cursa Relações Internacionais e foi selecionada entre quase 6 mil estudantes latino-americanos

Texto: Caroline Pires

Juliana Leal, aluna do 8º período do curso de Relações Internacionais, foi selecionada para participar de um curso de oito semanas em diversas cidades espanholas, oferecido pela Fundación Botín. Durante este período serão realizadas visitas a sedes de importantes instituições europeias, empresas privadas, e participação em cursos ministrados por professores espanhóis e brasileiros com formação em administração pública, relações internacionais e direito.

O programa tem um enfoque específico em jovens que têm interesse em exercer alguma função dentro do setor público. “Acredito que será uma formação complementar aos meus estudos acadêmicos”, destaca a estudante. Além disto, a participação irá possibilitar que a estudante entre em contato com profissionais e figuras importantes da área de Relações Internacionais, Direito e Administração Pública. A aluna embarca para Madrid na Espanha no dia 14 de outubro. O encerramento do curso será em palestra na Fundação Getúlio Vargas,  no Rio de Janeiro, no dia 30 de novembro.

Seleção

Juliana Leal foi uma dos 5 alunos brasileiros selecionados entre os 5970 alunos latino-americanos inscritos. O processo seletivo se deu em três fases. Na primeira, e mais complexa, consistiu no preenchimento de um formulário online e envio de uma série de documentos comprobatórios das competências declaradas, incluindo uma recomendação do Reitor da UFG para o programa.

Além disso, era necessário produzir um vídeo explicando os motivos pelos quais a aluna desejava ser selecionada. A segunda etapa foi uma entrevista com um dos diretores da fundação, via Skype, onde foram feitas perguntas pessoais para mensurar a aptidão do candidato em integrar o programa. A terceira fase foi uma prova com duração de 01 hora e questões de conhecimentos gerais e linguísticos. "Agradeço em especial o apoio que recebi da Coordenadoria de Assuntos Internacionais e da Reitoria da UFG", concluiu a estudante.

Juliana Leal

Juliana Leal cursa o 8º período do curso de Relações Internacionais