Reino Unido
Acordo dupla diplomacao

UFG assina acordo de dupla diplomação com escola francesa

Por Camila Godoy. Criada em 21/09/16 15:52.

Programa prevê que estudantes de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação da UFG possam obter o diploma francês de Engenheiro

Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação da UFG já podem obter, além do diploma da UFG, o diploma francês de Engenheiro, válido em toda a União Europeia. A possibilidade é fruto de um acordo assinado no início deste mês com a École Nationale des Mines de St-Étienne (EMSE), da França. Interessados precisam ter integralizado até o 7º período de seu curso, com excelente desempenho acadêmico. O convênio oferece também àqueles que tiverem integralizado até o 9º período, a oportunidade de obter o diploma de Mestrado em Ciências, após um ano de curso intensivo na EMSE. Todas as regras para obtenção dos dois diplomas estão aqui

Além disso, o acordo possibilita aos alunos selecionados da EMSE, estudar na UFG e obter um diploma brasileiro. A proposta de mão-dupla faz parte de uma parceria de cooperação acadêmica consolidada no âmbito do Programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec), entre a UFG e o Institut Mines-Télécom (IMT), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nos cursos de Engenharia da UFG, esse programa é desenvolvido por meio do projeto Engenharia e Saúde: Cooperação Internacional para a Formação de Engenheiros para a Área de Saúde, que prevê missões de estudos na França, por um período de quatro a 10 meses e missões de trabalho de sete a 20 dias.

Sobre a EMSE

A EMSE é uma Escola de Engenharia francesa e um centro de excelência em desenvolvimento tecnológico e inovação, com duzentos anos de tradição. Suas áreas formativas abrangem Engenharia e Ciência dos Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Processos, Sistemas de Energia, Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, Engenharia Industrial, Ambientes Urbanos e Industriais, Finanças Corporativas, Engenharia Biomédica, entre outras.

Dupla Diplomação

Além do acordo assinado neste mês, a UFG já participou de outros programas de Dupla Diplomação. Bastante conhecido, o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), envolve instituições portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade da Beira Interior) e contempla estudantes dos cursos de Educação Física, Letras, Música, Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.

Há também o Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique, promovido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Moçambique). Com cursos superiores a distância, articulados em polos de apoio presencial instalados em Moçambique, esse programa auxilia a formação de professores moçambicanos em exercício na Educação Básica e na capacitação de técnicos-administrativo do serviço público de Moçambique.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Engenharia Dupla diplomação intercâmbio CAI Última hora