Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Acordo dupla diplomacao

UFG assina acordo de dupla diplomação com escola francesa

Por Camila Godoy. Criada em 21/09/16 15:52.

Programa prevê que estudantes de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação da UFG possam obter o diploma francês de Engenheiro

Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação da UFG já podem obter, além do diploma da UFG, o diploma francês de Engenheiro, válido em toda a União Europeia. A possibilidade é fruto de um acordo assinado no início deste mês com a École Nationale des Mines de St-Étienne (EMSE), da França. Interessados precisam ter integralizado até o 7º período de seu curso, com excelente desempenho acadêmico. O convênio oferece também àqueles que tiverem integralizado até o 9º período, a oportunidade de obter o diploma de Mestrado em Ciências, após um ano de curso intensivo na EMSE. Todas as regras para obtenção dos dois diplomas estão aqui

Além disso, o acordo possibilita aos alunos selecionados da EMSE, estudar na UFG e obter um diploma brasileiro. A proposta de mão-dupla faz parte de uma parceria de cooperação acadêmica consolidada no âmbito do Programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec), entre a UFG e o Institut Mines-Télécom (IMT), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nos cursos de Engenharia da UFG, esse programa é desenvolvido por meio do projeto Engenharia e Saúde: Cooperação Internacional para a Formação de Engenheiros para a Área de Saúde, que prevê missões de estudos na França, por um período de quatro a 10 meses e missões de trabalho de sete a 20 dias.

Sobre a EMSE

A EMSE é uma Escola de Engenharia francesa e um centro de excelência em desenvolvimento tecnológico e inovação, com duzentos anos de tradição. Suas áreas formativas abrangem Engenharia e Ciência dos Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Processos, Sistemas de Energia, Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, Engenharia Industrial, Ambientes Urbanos e Industriais, Finanças Corporativas, Engenharia Biomédica, entre outras.

Dupla Diplomação

Além do acordo assinado neste mês, a UFG já participou de outros programas de Dupla Diplomação. Bastante conhecido, o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), envolve instituições portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade da Beira Interior) e contempla estudantes dos cursos de Educação Física, Letras, Música, Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. 

Há também o Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique, promovido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Moçambique). Com cursos superiores a distância, articulados em polos de apoio presencial instalados em Moçambique, esse programa auxilia a formação de professores moçambicanos em exercício na Educação Básica e na capacitação de técnicos-administrativo do serviço público de Moçambique.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Engenharia Dupla diplomação intercâmbio CAI Última hora

Listar Todas Voltar