Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Congresso Anpae

Congresso internacional promove debate sobre educação

Por Camila Godoy. Criada em 14/09/16 13:17. Atualizada em 15/09/16 14:26.

Evento reúne diversas instituições até sexta-feira (16/9), com debates e apresentações de trabalhos

Texto e fotos: Camila Godoy

Nesta semana, a Faculdade de Educação da UFG, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) está promovendo uma intensa reflexão sobre Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais. O assunto é tema do V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação (Anpae) e do VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, em Goiânia. Com auditório lotado, a abertura do evento reuniu professores, pesquisadores e gestores na Área IV da PUC, na manhã desta quarta-feira (14/9). A programação do encontro segue até sexta-feira (16/9), com debates e apresentações de trabalhos que incentivem a troca de conhecimentos e experiências com o tema.

O presidente da Anpae, João Ferreira de Oliveira, abriu o evento relembrando o planejamento e as discussões sobre os congressos. Segundo ele, a união de diferentes entidades e instituições trabalhando para realização desse tipo de reflexão representa a linha de frente do combate ao retrocesso que o campo da Educação tem vivido nos últimos tempos.

Congresso Anpae

O presidente da Anpae, João Ferreira de Oliveira, abriu o evento defendendo o fortalecimento da Educação

O vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, também destacou a importância do evento em um momento global de crise econômica, moral e ética. “Estamos preocupados com as perspectivas da Educação no mundo, mas principalmente no Brasil. No entanto, sabemos que só com ela é possível que a sociedade avance”, afirmou. O gestor também destacou os desafios assumidos pela UFG e por outras instituições para fortalecer o ensino público por meio da expansão, interiorização e inclusão de suas atividades.

A potencialidade de transformação social pela educação foi bastante defendida pela vice-reitora da PUC-GO, Olga Izilda Ronchi. Na ocasião, ela avaliou a possibilidade de superar a corrida individualista da globalização e a desigualdade social do sistema por meio da Educação. “O tema desse evento nos faz pensar globalmente, mas nos induz a agir localmente, de forma que possamos assumir o desafio de levar educação integral para todos”, defendeu.

Congresso Anpae

Mesa diretiva destacou importância da plateia para o intercâmbio de conhecimentos e experiências 

O secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, Domingos Pereira da Silva; a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás, Maria Zaíra Turchi; o representante do Fórum Europeu de Administradores da Educação da Espanha, Josep Serentill Rubio; a presidente do Fórum Português de Administração Educacional, Mariana Dias; o coordenador de Educação da Capes, Romualdo Portela; a diretora em exercício da Faculdade de Educação da UFG, Lueni Duarte; o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC-GO, Romilson Martins; e o diretor do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, Flávio Alves, também estiveram presentes na solenidade.

Conferência

A palestra de abertura das discussões ficou a cargo da professora da Universidade Federal de Pernambuco e ex-presidente da Anpae, Márcia Ângela Aguiar. A docente substitui o palestrante Carlos Jamil, que não pôde comparecer, mas que deixou sua exposição para ser lida pela palestrante. Ao ler o documento, Márcia Ângela Aguiar apresentou diversas críticas do autor às iniciativas para avaliar a qualidade do ensino, ao discurso da gestão e à participação do Estado na Educação, entre outros aspectos. De acordo com Carlos Jamil, em tempos de globalização. a Educação não tem sido vista como um direito fundamental do cidadão.

Congresso Anpae

Conferência de abertura promoveu críticas aos rumos da Educação em tempos de globalização

O posicionamento à essa questão também foi compartilhado pela debatedora Mariana Dias, que considera esse um dos maiores desafios a serem superados. “A Educação é relacionada a diversos aspectos, mas quase nunca ao Direito. No entanto, antes de qualquer coisa, é isso que ela é: um direito fundamental. E, mesmo que vivamos em uma sociedade com mais acesso à comunicação, ao transporte, e à cidadania, também enfrentamos mais desigualdade”, avaliou.

Congresso Anpae

Solenidade também teve a apresentação do coro de câmara da PUC-GO, Camerata Santa Cecília

 

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora Educação Anpae congresso destaque

Listar Todas Voltar