Congresso Anpae

Congresso internacional promove debate sobre educação

Por Camila Godoy. Criada em 14/09/16 13:17. Atualizada em 15/09/16 14:26.

Evento reúne diversas instituições até sexta-feira (16/9), com debates e apresentações de trabalhos

Texto e fotos: Camila Godoy

Nesta semana, a Faculdade de Educação da UFG, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) está promovendo uma intensa reflexão sobre Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais. O assunto é tema do V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação (Anpae) e do VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, em Goiânia. Com auditório lotado, a abertura do evento reuniu professores, pesquisadores e gestores na Área IV da PUC, na manhã desta quarta-feira (14/9). A programação do encontro segue até sexta-feira (16/9), com debates e apresentações de trabalhos que incentivem a troca de conhecimentos e experiências com o tema.

O presidente da Anpae, João Ferreira de Oliveira, abriu o evento relembrando o planejamento e as discussões sobre os congressos. Segundo ele, a união de diferentes entidades e instituições trabalhando para realização desse tipo de reflexão representa a linha de frente do combate ao retrocesso que o campo da Educação tem vivido nos últimos tempos.

Congresso Anpae

O presidente da Anpae, João Ferreira de Oliveira, abriu o evento defendendo o fortalecimento da Educação

O vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, também destacou a importância do evento em um momento global de crise econômica, moral e ética. “Estamos preocupados com as perspectivas da Educação no mundo, mas principalmente no Brasil. No entanto, sabemos que só com ela é possível que a sociedade avance”, afirmou. O gestor também destacou os desafios assumidos pela UFG e por outras instituições para fortalecer o ensino público por meio da expansão, interiorização e inclusão de suas atividades.

A potencialidade de transformação social pela educação foi bastante defendida pela vice-reitora da PUC-GO, Olga Izilda Ronchi. Na ocasião, ela avaliou a possibilidade de superar a corrida individualista da globalização e a desigualdade social do sistema por meio da Educação. “O tema desse evento nos faz pensar globalmente, mas nos induz a agir localmente, de forma que possamos assumir o desafio de levar educação integral para todos”, defendeu.

Congresso Anpae

Mesa diretiva destacou importância da plateia para o intercâmbio de conhecimentos e experiências

O secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, Domingos Pereira da Silva; a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás, Maria Zaíra Turchi; o representante do Fórum Europeu de Administradores da Educação da Espanha, Josep Serentill Rubio; a presidente do Fórum Português de Administração Educacional, Mariana Dias; o coordenador de Educação da Capes, Romualdo Portela; a diretora em exercício da Faculdade de Educação da UFG, Lueni Duarte; o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC-GO, Romilson Martins; e o diretor do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, Flávio Alves, também estiveram presentes na solenidade.

Conferência

A palestra de abertura das discussões ficou a cargo da professora da Universidade Federal de Pernambuco e ex-presidente da Anpae, Márcia Ângela Aguiar. A docente substitui o palestrante Carlos Jamil, que não pôde comparecer, mas que deixou sua exposição para ser lida pela palestrante. Ao ler o documento, Márcia Ângela Aguiar apresentou diversas críticas do autor às iniciativas para avaliar a qualidade do ensino, ao discurso da gestão e à participação do Estado na Educação, entre outros aspectos. De acordo com Carlos Jamil, em tempos de globalização. a Educação não tem sido vista como um direito fundamental do cidadão.

Congresso Anpae

Conferência de abertura promoveu críticas aos rumos da Educação em tempos de globalização

O posicionamento à essa questão também foi compartilhado pela debatedora Mariana Dias, que considera esse um dos maiores desafios a serem superados. “A Educação é relacionada a diversos aspectos, mas quase nunca ao Direito. No entanto, antes de qualquer coisa, é isso que ela é: um direito fundamental. E, mesmo que vivamos em uma sociedade com mais acesso à comunicação, ao transporte, e à cidadania, também enfrentamos mais desigualdade”, avaliou.

Congresso Anpae

Solenidade também teve a apresentação do coro de câmara da PUC-GO, Camerata Santa Cecília

Categorias : Última hora Educação Anpae congresso destaque