Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Seminário PDIRMG

Seminário discute plano para região metropolitana de Goiânia

Por Camila Godoy. Criada em 25/08/16 12:12. Atualizada em 25/08/16 14:07.

Evento promoveu debate sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado, que está sendo elaborado pela UFG

Fotos e texto: Camila Godoy

Englobando mais de vinte municípios, a Região Metropolitana de Goiânia receberá um novo Plano de Desenvolvimento Integrado, elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás (Secima), em parceria com a UFG. Para apresentar o cronograma e os objetivos do projeto, gestores, equipe técnica e comunidade em geral se reuniram na manhã desta quinta-feira (25/8), no auditório do Centro de Aulas D da Universidade, para o primeiro seminário sobre o tema. Na ocasião, foram debatidos a estruturação, mobilização e articulação regional necessárias ao desenvolvimento do plano.

O vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves prestigiou a abertura do encontro e sinalizou o desejo institucional de que o projeto resulte em um trabalho para atender, sobretudo, a sociedade marginalizada. Segundo ele, existem três grandes desafios a serem superados: aprender a pensar as cidades com um olhar multidisciplinar, aproximar as instituições e promover a integração de diversas prefeituras. “Acredito que esse último seja o maior deles.  É necessários que gestores deixem de lado o hábito de pensar apenas nos limites de seu território e passem a olhar para o todo”, afirmou.

O secretário da Secima, Vilmar Rocha, destacou a importância do planejamento para que a Região Metropolitana de Goiânia realmente se firme como tal. “Termos uma região integrada é um sonho antigo, mas ainda estamos longe disso. O primeiro passo para chegarmos lá é esse daqui. Ainda que não seja um procedimento típico da nossa cultura extremamente imediatista, que quer resolver tudo da noite para o dia, as coisas só são bem feitas e só atingimos a sustentabilidade quando planejamos”, disse. Para ele, o desenvolvimento desse plano é uma política de Estado, que deve surtir efeitos em médio e longo prazo.

seminário PDIRMG

Gestores, equipe técnica e comunidade em geral participaram do seminário para debater o planejamento da Região Metropolitana de Goiânia

Participação da UFG

Vilmar Rocha também destacou a parceria da Secretaria com a UFG, que de acordo com ele, vem sendo construída a algum tempo, principalmente a partir da elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, também elaborado pela Universidade. “A UFG tem um corpo técnico altamente qualificado. Queremos valorizar cada vez mais essa competência e ampliar a parceria”, defendeu. Ainda segundo o secretário, a condução do projeto dependerá principalmente do envolvimento dos municípios, que devem oferecer serviços de maneira integrada.

A professora do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG (Iesa), Celene Cunha Monteiro, é quem está coordenando o trabalho. Durante a abertura do evento ela recuperou a história do projeto, que começou a ser pensado em 2013, e abordou o caráter participativo da iniciativa. “Cada um de nós tem uma responsabilidade. Para termos sucesso nesse projeto, precisamos articular essas incumbências. No dia-a-dia, a experiência metropolitana, por si só nos proporciona o compartilhamento, seja da água, do ar ou das ruas. O que falta é a união”, afirmou.



Fonte: Ascom UFG

Categorias: última hora Seminário Região Metropolitana Goiânia