Workshop sobre programa de Intercâmbio Brafitec é realizado na Escola de Engenharia Civil

Escola de Engenharia Civil realiza workshop sobre intercâmbio

Por Natália Esteves Herculino. Criada em 05/08/16 22:42. Atualizada em 08/08/16 09:30.

Alunos que participaram do programa Brafitec e realizaram intercâmbio na França relataram suas experiências durante a mobilidade

Texto: Natália Esteves

Fotos: Adriana Silva

Quase todo estudante que ingressa no ensino superior, ao menos uma vez, pensa na possibilidade de realizar um intercâmbio acadêmico em outro país. Pensando nisso, professores e alunos da UFG que já viveram essa experiência conversaram e trocaram conhecimentos com os estudantes que pretendem realizar a troca cultural nos próximos meses. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (5/7), no auditório da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA).

Uma das oportunidades para realização do intercâmbio acadêmico é o Brafitec, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na UFG, o projeto é ligado à EECA e abrange também as regionais da universidade que tenham os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.

Com a mobilidade, o estudante tem a possibilidade de conseguir o duplo diploma e se formar na UFG e também na universidade escolhida. Segundo o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental, Oswaldo Cascudo, o duplo diploma é um acordo bilateral entre a UFG e o instituto parceiro, mas que para ser adquirido é necessário atender a alguns pré-requisitos, como por exemplo, o aluno tem de permanecer dois anos na instituição de ensino do exterior. Contudo, é importante ressaltar que a possibilidade de dupla diplomação através do Brafitec é uma opção ainda não concretizada, a proposição desse acordo ainda está em andamento e poderá ser efetivada até o final do ano.

Oswaldo Cascudo explicou também que, nos casos do Brafitec, a parceria é realizada com o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA), na França. O professor completou dizendo que as disciplinas cursadas pelos estudantes durante a mobilidade são aproveitadas quando retornam ao Brasil e os alunos com duplo diploma tem a oportunidade de atuarem em território francês.

Workshop sobre programa de Intercâmbio Brafitec teve diversas explicações e diálogos

Experiências

De acordo com a Coodenadoria de Assuntos Internacionais da UFG, no segundo semestre de 2016, cinco alunos da Escola de Engenharia Civil e Ambiental vão realizar a mobilidade na França. Um deles é o estudante Vitor Gonçalves.  Ele, que está no 5º período de Engenharia Civil, vai realizar a intercâmbio para o INSA, na cidade de Rennes, norte da França. O estudante acredita que a experiência vai contribuir para aprofundar os estudos na área que pretende atuar e também acrescentar culturalmente sua formação. “A cidade que eu vou tem muitos laboratórios na minha área, então minha intenção é aprender bastante durante o intercâmbio”, afirmou.

Enquanto uns vão, outros voltam. João Pedro Sena, aluno do curso de Engenharia Civil da Regional de Catalão, retornou há algumas semanas do intercâmbio e relata como a experiência foi importante para seu crescimento cultural e acadêmico. “Foi uma experiência que expandiu minha visão de mundo, nunca tive muita perspectiva de fazer o intercâmbio, mas com o Brafitec eu pude ir e estudar com professores muito renomados”, avaliou.

João Pedro ainda deu algumas dicas para os estudantes que querem e os ainda vão realizar intercâmbio. Ele disse que é muito importante absorver ao máximo toda a experiência proporcionada pela mobilidade: “Um ano passa muito rápido, quando você piscar já vai estar na reta final para voltar, então você tem que aproveitar as oportunidades e viajar, conhecer a cidade vizinha. Tudo que possibilite conhecer a nova cultura é válido”.

Estudante de Engenharia Civil da regional de Catalão relatou experiências do intercâmbio na França

Categorias : Última Hora intercâmbio CAI Brafitec