Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG

Aula inaugural de mestrado aborda inovações na saúde pública

Por Camila Godoy. Criada em 01/06/16 16:21. Atualizada em 01/06/16 19:53.

João Ricardo Nickening, pesquisador da Duke University, explicou como a coleta e análise de dados podem trazer eficiência ao SUS

Texto: Camila Godoy

Fotos: Ana Furtado

 

Imagine uma pulseira capaz de aferir a pressão de pessoas o tempo todo e de enviar esses dados a um sistema que identifique o grau de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares embasado nessas informações. Equipes de saúde analisam os resultados e entram em contato com as pessoas com alto risco para realização de exames e consultas preventivas. Parece um sonho mas já é realidade em um pequeno país que alia os recursos de bancos de dados, pesquisa e inovação. A proposta foi apresentada pelo pesquisador brasileiro da Duke University, João  Ricardo Nickening, durante a aula inaugural da 6ª turma do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG, na manhã desta quarta-feira (01/06).

Pela primeira vez em solo goiano, o pesquisador explicou aos novos mestrandos como a coleta e interpretação de dados por meio de tecnologia computacional podem ter aplicabilidade nas políticas públicas de saúde. João Ricardo Nickening destacou as vantagens do Brasil ter o Sistema Único de Saúde (SUS) que compila uma grande quantidade de dados, diferentemente de outros países que têm sistemas dispersos. “Os dados nós já temos. Precisamos melhorar a análise das informações para embasar a gestão da saúde pública brasileira. Espero despertar em pelo menos algum de vocês a vontade de trabalhar com essa questão”, afirmou.

Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG

João Ricardo Nickening apresentou experiências de outros países que utilizam tecnologia e inovação na saúde pública 

O palestrante acredita que o caminho mais viável para o Brasil melhorar a qualidade dos dados para a área é fazendo com que eles sejam coletados em tempo real. Para tanto, o pesquisador defendeu o uso da computação em nuvem e a redução da distância entre quem coleta e quem analisa os dados. “Para que as informações sejam intuitivas, a coleta e análise devem ocorrer em tempo real. Essa prática possibilita prever riscos e prevenir problemas de saúde”. Além disso, João  Ricardo Nickening deu dicas aos estudantes para melhorar a qualidade dos dados coletados em pesquisas acadêmicas.

Solenidade

A palestra de João  Ricardo Nickening fechou a solenidade de abertura da nova turma de mestrandos profissionais em Saúde Coletiva. O encontro reuniu professores, representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e ex-alunos do mestrado, no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG.

A  coordenadora do curso, Marta Rovery de Souza, apresentou a trajetória do programa na Universidade e fez um apelo aos gestores dos municípios para que eles apoiem os estudantes. “Nosso curso é realizado por profissionais da saúde pública e possibilita a transformação da prática. Eles podem levar ganhos reais à prestação do serviço nos municípios. No entanto, para que isso ocorra, é necessário apoiar o aprendizado em sua totalidade”. enfatizou.

Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG

Marta Rovery de Souza recebeu os alunos e apresentou a história do curso 

 

A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, representando o reitor da UFG na solenidade,  desejou uma excelente estadia aos alunos e reforçou a importância da formação para a melhora da assistência à saúde no Brasil. Ponto abordado também por outros membros da mesa, como a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, que afirmou: “Precisamos de profissionais que gostem e entendam o SUS. Depositamos muitas expectativas em vocês e nos resultados que certamente colheremos”.



Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora saúde pública SUS Big Data Inovação

Listar Todas Voltar