simposio cancer 1

Simpósio apresenta pesquisas sobre câncer de mama

Por Renato Rodrigues. Criada em 13/05/16 14:03. Atualizada em 16/05/16 09:47.

Goiania Breast Cancer Symposium reúne pesquisadores nacionais e internacionais na área de tratamento e diagnóstico

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Ana Fortunato

O Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (PM/HC/UFG), instituição membro da Rede Goiana de Pesquisa em Mastologia, promoveu nesta sexta-feira (13/5) o segundo dia do 6º Goiania Breast Cancer Symposium (GBCS), no Castro’s Park Hotel, em Goiânia. O evento científico evidencia as mais recentes pesquisas na área de diagnóstico e tratamento do câncer de mama e é considerado o maior evento de pesquisa no segmento do Brasil. O encerramento do simpósio acontece no sábado (14/5).

Destinado aos acadêmicos de graduação e pós-graduação em diversas áreas da saúde, o simpósio reúne profissionais das áreas de Mastologia, Oncologia, Patologia, Cirurgia Reparadora, Radioterapia, Radiologia, Física-Médica, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Epidemiologia. Além disso, divulga estudos científicos desenvolvidos por instituições de ensino nacionais e internacionais e ainda propõe a criação de novos grupos de pesquisas em câncer de mama.

O coordenador do Programa de Mastologia do HC/UFG e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), professor Ruffo de Freitas Júnior, explicou que devem participar da sexta edição do Goiania Breast Cancer Symposium cerca de 500 participantes, 165 trabalhos científicos foram inscritos e um total de 25 premiações serão concedidas. “Além da quantidade expressiva de trabalhos inscritos, devemos destacar a qualidade do conjunto das pesquisas apresentadas”, destacou.

simposio cancer 2

Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Júnior, destacou a qualidade das pesquisas apresentadas

Ruffo de Freitas Júnior ressaltou a importância do simpósio no contexto dos avanços do tratamento e diagnóstico do câncer de mama. Ele lembrou que o conhecimento científico sobre a doença contribui para que o País apresente melhorias nas taxas na detecção precoce e no aumento da expectativa de vida das portadoras da enfermidade.

Segundo a coordenadora de pesquisa do Programa de Mastologia do HC/UFG, Danielle Cristina Netto Rodrigues, esta edição do simpósio recebe cerca de 120 profissionais renomados nacionalmente e três palestrantes internacionais, que apresentarão pesquisas realizadas em países da Europa e da América do Norte em relação à cobertura mamográfica e aspectos epidemiológicos.  “O GBCS já está preparado para se tornar um congresso de câncer de mama para toda a América Latina tendo em vista a importância do evento”, pontuou.

A coordenadora informou ainda que o Programa de Mastologia, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina (FM) da UFG, tem se destacado por sua produção científica sendo, atualmente, o maior produtor de artigos científicos na área de câncer de mama em nível de diagnóstico, tratamento e dados epidemiológicos, tanto em publicações nacionais quanto internacionais.

simposio cancer 3

Participantes que inscreveram trabalhos científicos tiveram dez minutos para apresentar as pesquisas ao público presente

Uma comissão científica irá avaliar e escolher três trabalhos científicos de destaque apresentados no simpósio. Ao primeiro colocado será concedido o Prêmio Professor Dr. José Aristodemo Pinotti e o premiado receberá passagem, hospedagem e inscrição no Breast Cancer Symposium 2016, em San Antonio, no Texas, Estados Unidos. O segundo lugar receberá o Prêmio Professor Dr. Cláudio Kemp que entregará ao premiado a passagem, a hospedagem e a inscrição na Jornada Paulista de Mastologia, na cidade de São Paulo. O classificado em terceiro lugar será condecorado com o Prêmio Professor Dr. Carlos Inácio de Paula e receberá uma premiação em dinheiro.

Informações sobre a programação do Goiania Breast Cancer Symposium estão disponíveis no site .

simposio cancer 4

Simpósio realizado em Goiânia é considerado o mais importante do País na área de pesquisas em câncer de mama

Categorias : Última hora Mastologia HC/UFG