Hospital das Clínicas inaugura Contêiner Data Center

Por Angélica Queiroz. Criada em 03/05/16 14:33. Atualizada em 03/05/16 16:54.

Na ocasião, reitor da UFG anunciou liberação da verba para a conclusão da obra do Hospital

Texto: Angélica Queiroz/ Thalisia Ferreira

Fotos: Carlos Siqueira

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) inaugurou nesta terça-feira (3/5), o contêiner Data Center, projeto da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a modernização do ambiente de tecnologia da informação nos hospitais universitários federais (HU’s) pertencentes à rede. Na ocasião, o reitor da UFG, Orlando Amaral, anunciou a liberação da verba para a conclusão da obra do HC-UFG.

Segundo o diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Ebserh, Cristiano Cabral, esse é o 15º Data Center instalado em um hospital universitário. Ele explicou que a intenção é instalar 28 contêineres do tipo para atender a todos os hospitais da rede. “Esse sistema vai permitir que os dados fiquem disponíveis 100% do tempo, mesmo sem energia elétrica ou conexão com internet”, explicou. Ele destacou ainda a não necessidade de utilização ou reforma de espaço nos prédios, diminuindo o tempo de implantação e eliminando os transtornos causados por obras.

O chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HC-UFG, Alexsandro Beserra Bastos, destacou que a construção de um ambiente adequado para manter seus equipamentos, sistemas, dados e informações protegidos e sempre disponíveis para uso era um sonho antigo do hospital e vai possibilitar benefícios para o usuário final. “Com mais agilidade e segurança nas nossas informações, ofereceremos uma maior qualidade na assistência”, ressaltou.

Data Center HC

Contêineres Data Center devem ser instalados em 28 locais para atender a todos os hospitais da rede Ebserh

Ebserh

Superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto aproveitou a ocasião para relatar os avanços no Hospital, desde que a UFG aderiu à Ebserh, como a reestruturação da área física e a realização de concurso para a contratação do cargo de pessoal, realizado em 2015. “Começamos a dar saltos realmente importantes e essa inauguração hoje é mais uma prova disso”, afirmou. Reitor da UFG, Orlando Amaral, ressaltou que, apesar das dificuldades, vários avanços continuam acontecendo com a inauguração de várias obras na Universidade. Orlando Amaral lembrou as várias discussões que ocorreram na UFG quando esta decidiu aderir à Ebserh e afirmou que o HC-UFG já está colhendo os frutos dessa decisão, exemplificando com a inauguração do Data Center. “Nós sabíamos que queríamos um hospital melhor, mais equipado e atendendo a mais pessoas”, afirmou.

O presidente da Ebserh, Newton Lima, destacou diversos avanços em hospitais universitário de todo o país que aderiram à Ebserh. Ele lembrou a inauguração, na última segunda-feira (2/5), de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e ressaltou que o HC-UFG também deve receber uma Unacon ainda este ano. Sobre o Data Center, Newton Lima afirmou que é necesário melhorar a área de TI para se ter eficiência. “Não é possível uma gestão eficiente sem que a tecnologia da informação esteja funcionando, integrada, em rede”.

José Garcia destacou avanços no Hospital após a adesão à Ebserh

R$ 80 milhões devem ser liberados

Orlando Amaral anunciou, durante a solenidade, o que ele chamou de “a melhor notícia do ano”. Segundo o reitor da UFG, graças ao apoio e esforço da bancada goiana, o governo federal já anunciou a liberação R$80 milhões para a conclusão da obra do Hospital das Clínicas, iniciada há mais de dez anos. “O novo HC terá 500 leitos e será o maior hospital universitário do país”, comemorou. José Garcia classificou a liberação da verba como uma “notícia fantástica em meio a tantos vendavais”. Newton Lima elogiou a gestão da universidade por mobilizar a bancada goiana e os ministros para a importância da obra e lembrou que o equipamento já está preparado para dar cobertura do novo HC-UFG e futuras expansões.

Data Center HC

Orlando Amaral aproveitou a ocasião para dar a notícia sobre a liberação da verba aos presentes

Data Centers

A instalação dos contêineres Data Centers nos HU's visa solucionar, de uma maneira geral, deficiências nas instalações de infraestrutura de TI desses hospitais, que não possuem capacidade para suportar os requisitos essenciais para o atendimento das demandas do constante desenvolvimento tecnológico na área da saúde. O Data Center da Ebserh é uma solução modular de rápida instalação, longa durabilidade e tolerante a desastres, sendo econômica em relação a salas convencionais.

O contêiner instalado no HC-UFG terá capacidade para seis racks para os ativos de rede, um grupo moto gerador individual, um sistema completo de refrigeração por precisão, indispensável para a garantia de maior vida útil das máquinas; sistema de detecção e alarme de incêndio com detecção prematura, sistema de combate a conflagração com gás, circuito fechado de televisão para monitoramento (CFTV) e interconexão com o hospital através de conexões em fibra ótica.

Após a inauguração, autoridades visitaram as instalações do Data Center

Categorias : HC/UFG