Workshop Multicultural

Estudantes estrangeiros participam de evento de integração

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 01/04/16 17:15. Atualizada em 02/04/16 11:37.

Reitor e pró-reitores deram as boas-vindas aos alunos que vieram de outros países para estudar na UFG

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Estudantes estrangeiros participaram na tarde desta sexta-feira (1/4) do VI Workshop Multicultural da UFG. O reitor Orlando Amaral e os pró-reitores deram as boas-vindas aos alunos de outros países que vão estudar na Universidade em cursos de graduação e pós-graduação. Eles também receberam orientações quanto a procedimentos acadêmicos, administrativos e de estadia. Neste primeiro semestre letivo a UFG recebe estudantes provenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Suécia, México, Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Chile, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, entre outros.

No evento, além da apresentação musical do grupo Brasil in Trio, os estudantes receberam informações e orientações sobre as pró-reitorias, uso do Portal UFGNet, Banco do Brasil, Correios, cursos de português, atividades de extensão e outros serviços. Eles também tiveram a oportunidade de se apresentar aos colegas, dizendo o país de origem, curso e programa do qual participam. A coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergemann, explica que o workshop, além de promover a integração, dá a oportunidade tanto de apresentar a Universidade para os estudantes quanto de conhecer os estrangeiros que estão na instituição.

Workshop Multicultural

Reitor Orlando Amaral falou da importância da internacionalização do ensino superior

"Sabemos o quão importante será essa experiência e não tenho dúvidas de que esse período deixará marcas na formação de vocês. Esperamos que elas sejam positivas e que vocês levem boas lembranças do Brasil", desejou o reitor Orlando Amaral. Ele falou ainda do aumento dos programas de intercâmbio e do incremento das relações com outros países, principalmente da América Latina. "Isso é muito importante para a internacionalização do ensino superior".

Orlando Amaral também destacou a qualidade da UFG em ensino, pesquisa e extensão, o que coloca a Universidade entre as maiores e melhores instituições federais de ensino superior do país. "Queremos uma Universidade cada vez mais inclusiva e que forme cidadãos que tenham como perspectiva um mundo melhor".

Workshop Multicultural

Agnelo Pinto, da Guiné-Bissau, ficará dois anos em Goiânia para cursar o mestrado em Administração

Experiência educativa e cultural
Agnelo Pinto, da Guiné-Bissau, na África, ficará dois anos em Goiânia para fazer mestrado em Administração. Ele está há três semanas na cidade, mas sua primeira experiência no Brasil foi em Fortaleza, onde fez a graduação. Ele conta que entrou em contato com um amigo que estudou na UFG para se informar sobre a Universidade, a cidade e os goianos. "A expectativa é grande. Espero que eu entre com o pé direito, como dizem, e que eu saia como profissional e possa dar uma valiosa contribuição ao país como pesquisador".

Workshop Multicultural

A norte-americana Stephanie Stock estuda literatura brasileira na Faculdade de Letras da UFG

Stephanie Stock veio de Chicago, nos Estados Unidos, e ficará em Goiânia até novembro. Na Faculdade de Letras da UFG terá aulas de Literatura Brasileira e Português para Estrangeiros. Há um mês na cidade, já fala bem o idioma, mas confessa que a língua é uma das principais dificuldades. "O português é muito difícil, mas no Brasil e especificamente em Goiânia as pessoas são abertas a conversar e isso ajuda a praticar".

Categorias : intercâmbio