Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Workshop Multicultural

Estudantes estrangeiros participam de evento de integração

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 01/04/16 17:15. Atualizada em 02/04/16 11:37.

Reitor e pró-reitores deram as boas-vindas aos alunos que vieram de outros países para estudar na UFG

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Estudantes estrangeiros participaram na tarde desta sexta-feira (1/4) do VI Workshop Multicultural da UFG. O reitor Orlando Amaral e os pró-reitores deram as boas-vindas aos alunos de outros países que vão estudar na Universidade em cursos de graduação e pós-graduação. Eles também receberam orientações quanto a procedimentos acadêmicos, administrativos e de estadia. Neste primeiro semestre letivo a UFG recebe estudantes provenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Suécia, México, Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Chile, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, entre outros.

No evento, além da apresentação musical do grupo Brasil in Trio, os estudantes receberam informações e orientações sobre as pró-reitorias, uso do Portal UFGNet, Banco do Brasil, Correios, cursos de português, atividades de extensão e outros serviços. Eles também tiveram a oportunidade de se apresentar aos colegas, dizendo o país de origem, curso e programa do qual participam. A coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergemann, explica que o workshop, além de promover a integração, dá a oportunidade tanto de apresentar a Universidade para os estudantes quanto de conhecer os estrangeiros que estão na instituição.

Workshop Multicultural

Reitor Orlando Amaral falou da importância da internacionalização do ensino superior

"Sabemos o quão importante será essa experiência e não tenho dúvidas de que esse período deixará marcas na formação de vocês. Esperamos que elas sejam positivas e que vocês levem boas lembranças do Brasil", desejou o reitor Orlando Amaral. Ele falou ainda do aumento dos programas de intercâmbio e do incremento das relações com outros países, principalmente da América Latina. "Isso é muito importante para a internacionalização do ensino superior".

Orlando Amaral também destacou a qualidade da UFG em ensino, pesquisa e extensão, o que coloca a Universidade entre as maiores e melhores instituições federais de ensino superior do país. "Queremos uma Universidade cada vez mais inclusiva e que forme cidadãos que tenham como perspectiva um mundo melhor".

Workshop Multicultural

Agnelo Pinto, da Guiné-Bissau, ficará dois anos em Goiânia para cursar o mestrado em Administração

Experiência educativa e cultural
Agnelo Pinto, da Guiné-Bissau, na África, ficará dois anos em Goiânia para fazer mestrado em Administração. Ele está há três semanas na cidade, mas sua primeira experiência no Brasil foi em Fortaleza, onde fez a graduação. Ele conta que entrou em contato com um amigo que estudou na UFG para se informar sobre a Universidade, a cidade e os goianos. "A expectativa é grande. Espero que eu entre com o pé direito, como dizem, e que eu saia como profissional e possa dar uma valiosa contribuição ao país como pesquisador".

Workshop Multicultural

A norte-americana Stephanie Stock estuda literatura brasileira na Faculdade de Letras da UFG

Stephanie Stock veio de Chicago, nos Estados Unidos, e ficará em Goiânia até novembro. Na Faculdade de Letras da UFG terá aulas de Literatura Brasileira e Português para Estrangeiros. Há um mês na cidade, já fala bem o idioma, mas confessa que a língua é uma das principais dificuldades. "O português é muito difícil, mas no Brasil e especificamente em Goiânia as pessoas são abertas a conversar e isso ajuda a praticar".

Fonte : Ascom UFG

Categorias : intercâmbio

Listar Todas Voltar