Reitor da UFG é empossado em Conselho Superior de Inovação

Por Angélica Queiroz. Criada em 17/11/15 11:21. Atualizada em 17/11/15 12:12.

11 membros acompanharão a execução do Programa Inova Goiás

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

Foram empossados, em cerimônia no Palácio das Esmeraldas na tarde dessa segunda-feira (16/11), os membros do Conselho Superior de Inovação, que acompanharão a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (Inova Goiás). O reitor da UFG, Orlando Amaral, e os reitores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) estão entre os 11 empossados para mandato de três anos.

Durante a cerimônia, o vice-governador do estado de Goiás e Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, que integra o Conselho de Inovação, explicou que a instância tem a missão de orientar as ações do Inova Goiás, acompanhando e aperfeiçoando este que, segundo ele, é um dos maiores programas de inovação em curso no país. Em seguida a Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli, apresentou a plataforma de acompanhamento da execução do programa.

Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação, falou em nome dos empossados. Segundo ele, é preciso inovar usando o sistema de pesquisa que já existe, destacando a importância da participação das universidades no Inova Goiás. “O Programa usa o sistema construído, identifica e procura atuar para fortalecer essa vocação que o estado já desenvolveu”, ressaltou. “Temos que instituir a cultura de criar pessoas que assumam a responsabilidade de serem geradoras de emprego. Essa é a cultura da inovação e é isso que esse programa faz”, afirmou.

Também integrante do Conselho, o ex-ministro da Educação, ex-governador do Distrito Federal e Senador da República, Cristovam Buarque,  mostrou-se entusiasmado em fazer parte dessa instância, pelo que ela representa para o Brasil. “Creio que a existência de um conselho como esse traz para Goiás a preocupação com a inovação, que é o verdadeiro vetor do progresso”, opinou.

Governador de Goiás, Marconi Perillo destacou que o programa tem duas agendas importantes: inovação tecnológica e competitividade. Segundo ele, o Inova Goiás já extrapolou as fronteiras do estado, que começa a dar exemplo para o país. “Nós estamos fazendo a nossa parte, colocando a criatividade para funcionar”, afirmou.

A criação do Conselho Superior de Inovação, uma instância consultiva, ligada diretamente ao gabinete do governador, foi a primeira ação formal do Programa Inova Goiás, lançado no início do mês de setembro. Após a solenidade de posse, os conselheiros participaram da primeira reunião ordinária, na qual discutiram questões relativas à execução do programa e definiram diretrizes para o funcionamento do Conselho.

Posse Conselho

Após cerimônia de posso, conselheiros participaram de primeira reunião, que discutiu questões relativas à execução do projeto

Os empossados

Fazem parte do Conselho Superior: o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi; o Senador Cristovam Buarque; o empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau; economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT) da Universidade de São Paulo (USP), Milton de Abreu Campanário; o pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato; o reitor da PUC Goiás, Wolmir Therezio Amado; o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral; o reitor da UEG, Haroldo Reimer; o presidente da Organização Jaime Câmara, Cristiano Roriz Câmara e Secretário de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, Thiago Peixoto.

Conselheiros devem avaliar e orientar ações do Programa Inova Goiás

O Inova

O Programa Inova Goiás, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás, reúne cerca de 40 ações estratégicas para alavancar o desenvolvimento econômico e social de Goiás, com foco na inovação e articulação entre o governo, as universidades e as empresas. Estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão no Inova Goiás até 2018.

Categorias : Última hora Inova Goiás Conselho Superior de Inovação Reitor