Moçambique

Reitor da Universidade Técnica de Moçambique se reúne com membros da CAI

Por Anna Carolina Mendes Ramos. Criada em 12/11/15 17:36. Atualizada em 12/11/15 17:56.

Visita de Severino Ngoenha buscou firmar uma parceria com a UFG

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Adriana Silva

Com o objetivo de criar uma parceria entre a Universidade Técnica de Moçambique e a UFG, o reitor da universidade moçambicana, Severino Ngoenha reuniu-se com membros da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI/UFG) e o professor da Faculdade de Ciências Sociais Sebastião Rios (FCS) nesta quinta-feira (12/11). No encontro a coordenadora da CAI, Alexandra Nogueira, apresentou um portfólio sobre a UFG e explicou o funcionamento das parcerias.

Severino Ngoenha manifestou interesse em estabelecer uma aliança com a UFG que vá além do intercâmbio de estudantes de graduação,  expandindo para mestrandos, doutorandos e docentes. O reitor expôs que a Universidade Técnica de Moçambique possui áreas de engenharia, ciências econômicas, sociais e jurídicas. “O que buscamos é uma possível interação entre a UFG, que tem áreas que nos interessam, e a nossa Universidade que, apesar de ser privada, tem muita importância para o governo moçambicano”, alegou o reitor.

Reitor Moçambique

Severino Ngoenha apresentou interesse nas áreas relacionadas à ecologia e biologia na UFG

Parceria

Ngoenha afirmou que as áreas que mais interessam a Universidade Técnica de Moçambique, que necessitam de mais recursos humanos qualificados, são as relacionadas à ecologia e biologia, principalmente na dimensão da agropecuária. Uma de suas preocupações é em relação à qualificação dos docentes de sua Universidade, quadro que poderia ser melhorado com a parceria.

Alexandra Nogueira exibiu as especificidades da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, AULP, da qual a UFG faz parte. Para ela, esta aliança seria um primeiro passo para formalizar diante dos órgãos de fomento nacional o contato entre as universidades,  “efetivando atividades que deem frutos”, denotou. Professor na Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Sebastião Rios se dispôs a mediar as negociações entre as unidades acadêmicas da UFG interessadas e a universidade moçambicana neste contato inicial.

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última hora CAI intercâmbio