CAI Japão

Representante de universidade japonesa discute parceria com a UFG

Por Anna Carolina Mendes Ramos. Criada em 03/09/15 17:49. Atualizada em 04/09/15 19:36.

Kanda University possui departamento de língua portuguesa e estudos sobre a América Latina

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Carlos Siqueira

Em reunião na Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG, nesta quinta-feira, 03/9, Shuichiro Masukata, da Kanda University of International Studies, se reuniu com a coordenadora, Ofir Bergemann, e os professores do curso de Relações Internacionais Carlo Patti e Aline Martins, para discutirem uma possível parceria entre a universidade japonesa e a UFG no intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

Masukata falou sobre a Kanda University, a qual possui um departamento de língua portuguesa, além de áreas de estudo sobre política, economia e cultura da América Latina. De acordo com ele, o aluno que não domina a língua japonesa tem a possibilidade de desfrutar dos cursos da Kanda, porém alega que o inglês seja necessário

Convênio

Para a coordenadora da Cai, Ofir Bergemann, o interesse da UFG é em fazer um convênio geral, de modo que alunos de várias áreas do conhecimento possam ser beneficiados. Na universidade japonesa, segundo Masukata, muitos cursos são focados em alunos de outros países, possuindo disciplinas como Política Econômica do Brasil e Sociologia do Brasil. O representante estrangeiro demonstrou bastante interesse pelo intercâmbio de estudantes e pesquisadores da área de Humanidades.

Professor Japão

Segundo Masukata Shuichiro, alunos brasileiros podem aproveitar os cursos e a Universidade sem possuir conhecimento da língua japonesa

A coordenadora Ofir apresentou os cursos oferecidos pela UFG e procurou saber sobre modos de financiamento estudantil na universidade do Japão, tendo em vista que o aluno da UFG não paga mensalidades. Para ela, aspectos como a manutenção financeira de estudantes brasileiros no Japão, moradia e alimentação, são preocupações que surgem em relação às parcerias. A coordenadora ainda declarou que, apesar de a procura de estudantes ser grande para países da América do Norte e da Europa, tem crescido o interesse por países de outros continentes e, países menos procurados como o Japão, podem despertar o interesse de alunos e pesquisadores.

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : CAI Japão Parceria Última hora