Professores da UFG participam da XI Reunião de Antropologia do Mercosul

Professores da UFG participam de XI Reunião de Antropologia do Mercosul

Por Serena Veloso Gomes. Criada em 16/06/15 10:27. Atualizada em 22/06/15 09:08.

Evento reúne pesquisadores de instituições científicas de países que integram o Mercosul

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, a cidade de Montevidéu, no Uruguai, recebe a XI Reunião de Antropologia do Mercosul. O evento é bienal e reúne pesquisadores não apenas dos países que são associados ao Mercosul (Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Chile), mas de todo o mundo. Durante o encontro, seis docentes da UFG estarão envolvidos em atividades que integram a programação.

Cinco professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e uma do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, todos da UFG, estão na organização de atividades da reunião. Do PPGAS, Carlos Eduardo Henning estará à frente do GT Gênero, sexualidade, idade/geração e intersecções com outros marcadores sociais da diferença. O professor Camilo Braz será um dos coordenadores do GT Direitos LGBT na América Latina – pesquisas em diálogo e a professora Telma Camargo da Silva participará do simpósio Estudos sobre desastres, conflitos e crises em perspectiva comparada: quais as contribuições da antropologia?

Já o professor Alex Ratts, do PPGAS e do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa/UFG), será comentarista do grupo que discute a temática Colonialidade, raça e pensamento diaspórico - um espaço de debate para as antropologias do sul. Alexandre Herbetta coordenará, junto a pesquisadores de diversas universidades, o Grupo de Trabalho Educação indígena ou intercultural: um debate epistemológico e político, que será comentado por Maria do Socorro Pimentel, docente do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena da UFG.

Para Camilo Braz, a participação de professores do PPGAS co-coordenando o evento é um reflexo da qualidade do trabalho de pesquisa, ensino e extensão em Antropologia que vem sendo desenvolvido na UFG. "A Reunião de Antropologia do Mercosul é um importante fórum de discussão antropológica. Por isso, nossa participação é extremamente significativa para a Universidade", destacou.

Confira a descrição dos Grupos de Trabalho e Simpósios Temáticos que terão a participação de professores da UFG.

Acesse a mais informações na página do evento.

Categorias : pós-graduação antropologia social Núcleo de Educação Intercultural IESA Última hora