Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Professores da UFG participam da XI Reunião de Antropologia do Mercosul

Professores da UFG participam de XI Reunião de Antropologia do Mercosul

Por Serena Veloso Gomes. Criada em 16/06/15 10:27. Atualizada em 22/06/15 09:08.

Evento reúne pesquisadores de instituições científicas de países que integram o Mercosul

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, a cidade de Montevidéu, no Uruguai, recebe a XI Reunião de Antropologia do Mercosul. O evento é bienal e reúne pesquisadores não apenas dos países que são associados ao Mercosul (Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Chile), mas de todo o mundo. Durante o encontro, seis docentes da UFG estarão envolvidos em atividades que integram a programação.

Cinco professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e uma do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, todos da UFG, estão na organização de atividades da reunião. Do PPGAS, Carlos Eduardo Henning estará à frente do GT Gênero, sexualidade, idade/geração e intersecções com outros marcadores sociais da diferença. O professor Camilo Braz será um dos coordenadores do GT Direitos LGBT na América Latina – pesquisas em diálogo e a professora Telma Camargo da Silva participará do simpósio Estudos sobre desastres, conflitos e crises em perspectiva comparada: quais as contribuições da antropologia?

Já o professor Alex Ratts, do PPGAS e do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa/UFG), será comentarista do grupo que discute a temática Colonialidade, raça e pensamento diaspórico - um espaço de debate para as antropologias do sul. Alexandre Herbetta coordenará, junto a pesquisadores de diversas universidades, o Grupo de Trabalho Educação indígena ou intercultural: um debate epistemológico e político, que será comentado por Maria do Socorro Pimentel, docente do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena da UFG.

Para Camilo Braz, a participação de professores do PPGAS co-coordenando o evento é um reflexo da qualidade do trabalho de pesquisa, ensino e extensão em Antropologia que vem sendo desenvolvido na UFG. "A Reunião de Antropologia do Mercosul é um importante fórum de discussão antropológica. Por isso, nossa participação é extremamente significativa para a Universidade", destacou.

Confira a descrição dos Grupos de Trabalho e Simpósios Temáticos que terão a participação de professores da UFG.

Acesse a mais informações na página do evento.


Fonte : Ascom UFG

Categorias : pós-graduação antropologia social Núcleo de Educação Intercultural IESA Última hora

Listar Todas Voltar