Lançamento Livro Telma Duraes 01

FCS lança livro sobre o Tráfico internacional de Mulheres

Por Caroline Pires. Criada em 10/04/15 08:52.

Objetivo é contribuir para a formação de políticas públicas nesta área

A professora Telma Ferreira Nascimento Durães, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), em parceria com Edwiges Corrêa e João Pedro Damasceno lançaram na última terça-feira, 07/04, o livro “Tráfico internacional de pessoas e outros trânsitos”. Os capítulos tratam da temática de maneira diversificada, passando por temas como a legislação brasileira e internacional quanto ao tráfico de mulheres, o envolvimento do crime organizado e o tráfico interno de travestis.

A obra reúne artigos que, em sua maioria, foram elaborados por pesquisadores que participam do desenvolvimento da pesquisa Tráfico Internacional de Mulheres: Goiás – pensando a prevenção, coordenado pela docente da FCS.

O estudo envolveu alunos de pós-graduação e graduação, professores e parcerias intersetoriais com o apoio de instituições como Ministério da Justiça (MJ), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) e organizações não governamentais locais e internacionais.

O projeto de pesquisa, ainda não concluído, apresenta como objetivo contribuir para a formulação de políticas públicas para o Estado de Goiás no que se refere à prevenção ao tráfico internacional de mulheres.

Exploração Humana

De acordo com levantamento do Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (ONODC), o tráfico humano atinge cerca 2,4 milhões de pessoas no mundo. O relatório aponta que esse mercado ilegal lucra mais de US$ 32 milhões por ano e que 80% das pessoas são exploradas como escravas sexuais.

Desde 2004, o Brasil é signatário do Protocolo de Palermo, que estabelece diretrizes para classificar e combater a exploração humana de forma geral, a partir do qual foram estabelecidos diversos acordos de cooperação com Organização dos Estados Americanos e com o Mercosul, além de acordos bilaterais com diversos países.

Lançamento Livro Telma Duraes

Fonte : Ascom/UFG