Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Aula magna sobre estratégias para pesquisa e inovação marca abertura das atividades do ano letivo da UFG

Aula magna sobre estratégias para pesquisa e inovação marca início do ano letivo da UFG

Por Caroline Almeida Miranda. Criada em 09/03/15 17:44. Atualizada em 09/03/15 18:30.

Professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Regina Markus, ministrou aula realizada no auditório do ICB IV

texto: Caroline Almeida

Fotos: Carlos Siqueira

 

Abrindo as atividades do ano letivo 2015 da UFG, na última sexta-feira (06/03), Regina Markus, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), ministrou aula magna sobre Estratégia para Pesquisa e Inovação no País: conquistas, problemas e desafios. A aula ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB IV) da UFG. Na ocasião, a palestrante traçou um comparativo entre os resultados já alcançados e as expectativas sobre estudos desenvolvidos no meio acadêmico brasileiro.

Regina Markus destacou pontos importantes para a construção de pesquisas dentro das universidades, considerando impactos econômicos, sociais e intelectuais, além de outros fatores que são relevantes para o incentivo da produção científica na graduação e na pós-graduação, como a liberdade acadêmica e a indução da pesquisa. Segundo a professora da USP, o papel das instituições é determinante no processo de produção do conhecimento. “Para alcançar resultados em diferentes áreas, cabe às universidades formar profissionais capazes de atuar em cada uma delas”, afirmou.

 

Professora Regina Markus ministrou aula magna que inaugurou as atividades do ano letivo 2015 da UFG

Professora Regina Markus ministrou aula magna que marcou o início das atividades do ano letivo da UFG

 

Durante sua apresentação, a professora destacou dados que indicam o crescimento do número de programas de pós-graduação, de matrículas em mestrado e doutorado e de docentes titulados, entre os anos 1998 e 2011. Para Markus, esses dados demonstram o crescente ritmo da produção científica no Brasil. No entanto, a pesquisadora alerta: "Ainda falta aos pesquisadores brasileiros autoconfiança diante do cenário mundial. Devemos parar de pensar que somos piores e confiar mais em nosso trabalho. O Brasil precisa mudar o seu modo de agir e passar a usar os atuais números em seu favor”.

Além de estudantes e professores, o vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, José Alexandre Diniz, a ex-reitora da UFG e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUG-GO), Milca Severino, e o diretor-técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Antônio Newton Borges, estiveram presentes na aula.

 

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Última hora Aula Magna inovação Pesquisa

Listar Todas Voltar