Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Representantes indígenas do curso de Licenciatura Intercultural apresentam demanda ao reitor da UFG

Estudantes indígenas apresentam demanda ao reitor da UFG

Por Caroline Almeida Miranda. Criada em 03/02/15 17:53. Atualizada em 03/02/15 18:45.

Graduandos do curso de Licenciatura Intercultural falam sobre dificuldades em encontrar alojamentos em Goiânia para cursarem aulas presenciais

Texto: Caroline Almeida

Fotos: Laís Brito

Nesta segunda-feira, 02/01, o reitor da UFG, Orlando Amaral, e o vice-reitor, Manoel Rodrigues, receberam um grupo de conselheiros representante dos povos indígenas participantes do curso de Licenciatura Intercultural da UFG. Na ocasião, o grupo apresentou uma demandas dos alunos da graduação, vindos de estados como Maranhão, Mato Grosso e Tocantins, que cursam parte do período de formação na Universidade e não encontram alojamentos. Um abaixo-assinado foi entregue ao reitor.

O grupo explicou que nos meses de janeiro, fevereiro, julho e agosto, durante os períodos de recesso do calendário das escolas indígenas, os estudantes do curso de Licenciatura Intercultural realizam as etapas presenciais do programa de graduação. Assim, eles precisam se deslocar de seu local de origem, para o câmpus Samambaia, em Goiânia, mas não conseguem alugar casas e alojamentos para ficarem apenas no período em que permanecem na cidade. Segundo os conselheiros, a maioria dos locadores de imóveis exige contratos de aluguel com prazo mínimo de seis meses.

  Representantes indígenas do curso de Licenciatura Intercultural apresentam demanda ao reitor da UFG

Representantes indígenas do curso de Licenciatura Intercultural apresentam demanda ao reitor da UFG

 

Segundo o coordenador do curso de Licenciatura Intercultural, André Marques do Nascimento, a intenção dos estudantes ao entregar o abaixo-assinado é despertar a consciência sobre a existência dessa demanda. “Eles sabem que é algo para ser trabalhado com o tempo, mas vieram aqui para alertar sobre a necessidade de começar a pensar no assunto”, afirmou.

O reitor destacou a importância de ter conhecimento desse problema e mencionou a possibilidade de dialogar com outras universidades que, com programas semelhantes ao realizado na UFG, tenham encontrado alternativas para melhorar as condições dos alunos.

Graduação

O curso de Licenciatura Intercultural da UFG tem como objetivo formar professores indígenas e habilitá-los a lecionarem nas escolas do ensino básico, visando atender à demanda de formação superior dos professores das comunidades indígenas.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Reitor Reunião licenciatura intercultural Destaque última hora

Listar Todas Voltar