Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Reitor da UFG recebe representantes do DCE para reunião

Reitor da UFG recebe representantes do DCE

Por Caroline Almeida Miranda. Criada em 03/02/15 17:03. Atualizada em 03/02/15 17:46.

Conversa abordou diversos assuntos, propostos pelos estudantes

Texto: Caroline Almeida

Fotos: Laís Brito

 

Na tarde desta segunda-feira, 02/01, o reitor da UFG, Orlando Amaral, recebeu representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), para discutir diversos temas propostos pelos alunos. Durante a conversa, o ajuste fiscal realizado pela presidente Dilma Rousseff no início deste ano e as consequências da contenção de gastos sobre a UFG, além da realização de eventos para a recepção dos alunos novatos na primeira semana de aulas de 2015, foram os assuntos mais comentados pelos estudantes.

Segundo Orlando Amaral, a redução nas despesas da Educação é algo preocupante, mas que deve contar com diálogo e consciência da Universidade na utilização de recursos financeiros. Os estudantes aproveitaram a ocasião e mencionaram a preocupação com a situação dos Restaurantes Universitários da UFG nas Regionais Catalão, Goiás e Jataí, que já estão em processo licitatório, e com a disponibilidade de moradia para alunos no interior. De acordo com o vice-reitor, Manoel Rodrigues, este último ponto esbarra nas limitações físicas das unidades, principalmente em Catalão e Goiás, que não têm espaço para ampliações estruturais. "A intenção é ampliar a oferta e o acesso à alimentação nos RUs e às bolsas moradia", explicou.

 

Reitor da UFG recebe representantes do DCE para reunião

Reitor da UFG recebe representantes do DCE para reunião

Assunto bastante debatido nos últimos dias, os problemas na segurança nos câmpus da UFG também foram abordados no encontro. Segundo o reitor, um grupo formado por professores e alunos tem buscado estratégias de segurança para solucionar as atuais demandas. Orlando Amaral explicou que o estudo intitulado Violências, Conflitos e Crimes: Subsídios para a Formulação da Política de Segurança da UFG, tem sido desenvolvido por 40 pessoas, sob a coordenação do diretor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Dijaci David de Oliveira, com o envolvimento do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), e do Núcleo de Estudos da Criminalidade e da Violência (Necrivi/FCS).

Assuntos como a infraestrutura das copiadoras existentes nos Centros Acadêmicos da Universidade e das sedes do Diretório, a proposta e a confirmação de parceria entre o DCE e a UFG para a realização do Calourada Unificada, evento que deverá ser promovido para receber os novos estudantes, também foram discutidos durante a reunião.

A intenção em oferecer uma boa recepção aos calouros foi destacada por ambas as partes. “Precisamos fazer uma discussão mais aprofundada sobre os trotes. Gostaríamos da colaboração do DCE pois, mesmo que a situação na Universidade tenha melhorado, ainda há muito a ser feito”, afirmou o vice-reitor, Manoel Rodrigues. “O DCE também tem trabalho para quebrar o atual estigma em torno das calouradas, que acabam afastando e amedrontando os calouros”, completou o estudante de Comunicação Social, Ariel Franco.

 

Precisamos fazer uma discussão mais aprofundada sobre os trotes, afirmou o vice-reitor, Manoel Rodrigues.

“Precisamos fazer uma discussão mais aprofundada sobre os trotes”, afirmou o vice-reitor, Manoel Rodrigues.

 

Essa foi a primeira reunião do reitor com a atual gestão do DCE, que foi representada pelos estudantes Ana Carolline, do curso de Medicina Veterinária, Rodrigo Quintanilha, da Ciências Sociais, Felipe Moreira, da Matemática, Ariel Franco, da Comunicação Social, e André Luiz, do Direito.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Reunião Reitor DCE Última hora destaque

Listar Todas Voltar