Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Na linha de chegada, campeão da V Volta UFG celebra a vitória

Centenas de pessoas participam da V Volta da UFG

Por Roseneide Ramalho. Criada em 15/12/14 17:09. Atualizada em 16/12/14 11:55.

Atletas profissionais e amadores realizaram percurso no Câmpus Samambaia. Ao longo do trajeto, diversidade dos atletas evidencia diferentes experiências com o esporte

Texto: Roseneide Ramalho

Fotos: Carlos Siqueira

O tempo fechado na manhã do último sábado, 13/12, não foi impedimento para centenas de corredores e caminhantes que participaram da V Volta da UFG. Do alto rendimento a superação de limites, o percurso pelas vias do Câmpus Samambaia foi tomado por exemplos de dedicação e amor ao esporte. Ao todo, 1.110 pessoas se inscreveram no evento que premiou corredores em três categorias: professores e técnico-administrativos, comunidade e alunos.

A prova, realizada em dois segmentos, teve a largada dada inicialmente para o primeiro pelotão de atletas, composto pelos corredores que fizeram trajeto de 10 Km, e, em seguida, para o grupo que optou pela caminhada de 5 Km.  O vencedor geral da corrida foi Gustavo Barros, 18 anos, que completou o percurso de 10 Km em 33 minutos. Com apenas dois anos e meio de treino, o atleta ficou satisfeito com o primeiro lugar. “Foi uma boa corrida”, afirmou.

Corrida teve mais de 1.000 inscritos

No Feminino Geral, a campeã foi Maria Glória Alves, com o tempo de 42:52. "Mais um limite vencido. No ano passado completei e venci essa mesma prova com cerca de um minuto a mais. Foi muito bom", disse.

 

Incentivo

Adepto ao esporte, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, participou da V Volta da UFG e destacou as iniciativas realizadas para incentivo à prática esportiva na Instituição. “Estamos fazendo várias ações neste sentido, a Volta da UFG é uma delas. Nós inauguramos recentemente o Centro de Esportes, com quadra coberta muito bem equipada e academia. Uma nova pista de atletismo está para ser inaugurada”, disse.

O professor da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) e coordenador de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), Juracy da Silva Guimarães, enfatiza os avanços ao longo de cinco edições da corrida. “Nos últimos anos, temos conseguido aumentar e democratizar a participação”, ressaltou ao lembrar que a Volta da UFG inicialmente era quase exclusiva para o público interno da Universidade. Segundo o coordenador, o planejamento é ampliar o evento para duas edições ao ano, com a realização também de uma corrida no período do inverno.

Corrida de Rua

A diversidade do público foi um dos atrativos da quinta edição da Volta da UFG. Além de alunos, professores e técnico-administrativos, a corrida teve a participação característica das corridas de rua que integram grupos de amigos, familiares e também daqueles que apostam na irreverência e correm fantasiados. Um dos homenageados desta edição foi o Papai Noel. Aos 79 anos, José Bezerra Sobrinho, mais conhecido como Bode Corredor, antecipou a festa natalina e participou vestido de bom velhinho. “É o mito das crianças, todas gostam do Papai Noel”, declarou.

Aos 79 anos, José Bezerra Sobrinho apostou na irreverência

Aos 79 anos, José Bezerra Sobrinho apostou na irreverência

Um dos representantes da comunidade universitária é o funcionário da UFG, Wagner Ferreira Lemes. Há 36 anos na prática esportiva, ele tem um calendário cheio ao longo do ano, cujo encerramento ocorreu na Volta da UFG. “Essa é minha última prova do ano. Nós que somos servidores temos que representar bem nossa Instituição”, afirmou o funcionário que participou de todas as edições do evento. Representante do público docente, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Wanderlene Blanco Nunes, caminhou acompanhada dos filhos e defendeu o estímulo ao esporte desde a infância. “É muito bom para saúde e para o desenvolvimento da criança, acho essencial”, ressaltou.

A professora Wanderlene participou ao lado dos filhos

A professora Wanderlene Blanco Nunes participou ao lado dos filhos

Fonte : Ascom UFG

Categorias : 5ª Volta da UFG Última hora

Listar Todas Voltar