Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Homenagem

TV UFG recebe homenagem de Secretaria Municipal por combate ao racismo

Por Camila Godoy. Criada em 11/12/14 16:15. Atualizada em 16/12/14 08:41.

Placa de Ações Afirmativas 2014 foi destinada à TV UFG por sua atuação no combate ao racismo e pela valorização da cultura negra

Texto e Fotos: Marília de Almeida

 

A TV UFG recebeu nesta terça-feira, 9/12, em cerimônia realizada na Adufg Sindicato, a Placa de Ações Afirmativas 2014 por sua atuação no combate ao racismo e pela valorização da cultura negra e da imagem dos negros e negras na sociedade. A homenagem, concedida há cinco anos pela Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pelo Conselho Municipal para Igualdade Racial de Goiânia (Compir), é destinada a pessoas, empresas e instituições que contribuem para a redução das desigualdades raciais e sociais em Goiânia.

 HOMENAGEM TV UFG

Michael Valim, gerente da TV UFG, recebeu a Placa de Ações Afirmativas 2014 de Ana Rita Castro, secretária da Seppir

Em sua fala durante a cerimônia, a secretária Ana Rita Castro, titular da Seppir, apontou as diversas formas de violência a que estão submetidos os negros no Brasil e destacou a importância de reconhecer as pessoas, grupos, entidades e instituições que trabalham para mudar essa realidade. “É importante reconhecermos instituições que estão utilizando a sua programação de TV para o combate ao racismo e para mostrar uma agenda positiva, as ações afirmativas e a cultura negra”, completou.

A discussão sobre temáticas relacionadas aos direitos humanos e à cidadania sempre esteve presente nos cinco anos de atividade da TV UFG. Em 2014, em especial, a emissora discutiu as ações afirmativas para a inclusão e permanência de negros na Universidade, o racismo e sexismo na mídia e diversas temáticas relacionadas ao Dia da Consciência Negra em um episódio especial do programa Conexões, produzido pela União dos Estudantes Indígenas e Quilombolas e pelo Laboratório de Estudos de Gênero Étnico-Raciais e Espacialidades - Lagente/UFG.

Em novembro deste ano, a TV UFG também estreou um programa independente dedicado à cultura hip hop. Apresentado pelo Mano CDJ e produzido pelo Instituto Educação, Cultura e Vida – Casa de Cultura da Juventude, o programa “Hip Hop Em Cena” é a concretização de um anseio dos militantes e simpatizantes da cultura hip hop, que não se sentiam representados pela mídia.

Para Michael Valim, gerente da TV UFG, a homenagem é muito importante, especialmente na semana em que a emissora comemora cinco anos de atividade. “A TV UFG se preocupa em promover a reflexão e o debate sobre questões relacionadas aos direitos humanos, à luta contra qualquer tipo de preconceito ou desigualdade, seja racial, econômica ou de gênero. É uma honra receber esse prêmio, pois essa é uma das missões da TV UFG: fazer a diferença na comunicação em Goiânia e em Goiás”, afirmou.

 

Categorias : Homenagem TV UFG Última hora

Listar Todas Voltar