Curso de Ciências Sociais comemora 50 anos

Por Serena Veloso Gomes. Criada em 08/12/14 10:09. Atualizada em 08/12/14 10:59.

Professores aposentados com formação em Ciências Sociais pela UFG participaram da cerimônia com relatos sobre a trajetória do curso

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

Na manhã da última sexta-feira, 5 de dezembro, o auditório da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) estava repleto de alunos e professores ativos e aposentados, que prestigiaram o Seminário de Comemoração dos 50 anos do curso de Ciências Sociais da UFG. Durante o evento, professores que trilharam longa carreira pela unidade acadêmica relembraram histórias da época em que foram graduandos e partilharam memórias da trajetória inicial do curso, criado em 1964, quatro anos depois da implantação da UFG.

A programação teve início com a apresentação de duas estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), com interpretações em violino e violoncelo de composições do mineiro Orlando Aguiar. Ao demonstrar sua alegria em participar do momento, o diretor da FCS, Dijaci de Oliveira, destacou o trabalho realizado pela faculdade nos últimos anos, com a formação de novos cursos de graduação e de programas de pós-graduação. “Estamos trabalhando muito para assegurar que a nossa faculdade possa contribuir para a sociedade com a formação de pesquisadores”, completou.

50 anos do curso de Ciências Sociais

Professor Francisco Tavares (à esq.), pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, diretor da FCS, Dijaci de Oliveira, e vice-diretora, Janine Helfst, parabenizaram as conquistas do curso

O pró-reitor de Graduação (Prograd), Luiz Mello, lembrou as mudanças pelas quais a faculdade e o curso de Ciências Sociais passaram no período em que ingressou na UFG como professor, em 2002, até então, além das contribuições da gestão nessas conquistas. “Esse espaço conseguiu acolher as pessoas nas suas singularidades e particularidades, sem territorialismos”, parabenizou.

A programação trouxe ainda uma mesa, coordenada pela professora Eliane Gonçalves, com professores aposentados, representantes das três frentes do conhecimento das Ciências Sociais: a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Participaram da mesa os professores Francisco Itami Campos, ex-diretor do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras; Dilamar Cândida Martins, atual diretora do Museu Antropológico da UFG, e Ângela Cristina Belém Mascarenhas, pesquisadora do Núcleo Sociedade, Subjetividade e Educação da Faculdade de Educação (FE).

As lembranças de Francisco Itami Campos sobre as dificuldades enfrentadas para implantação do curso e da própria universidade se misturaram aos relatos de quando era estudante da primeira turma de graduação. “O curso de Ciências Sociais foi criado sem instalações, peregrinando até se instalar aqui no câmpus”, contou o professor, destacando ainda que a graduação não possuía inicialmente docente formado na área.

50 anos do curso de Ciências Sociais

Professora Eliane Gonçalves (à esq.) e professores convidados relataram histórias que marcaram os 50 anos do curso

Apesar de o quadro de professores continuar reduzido na década de 1970, a professora Dilamar Cândida Martins comentou a importância de outros projetos, como o Museu Antropológico da UFG, criado em 1969, e dos convênios firmados com outras universidades para a capacitação dos professores e alunos e para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na área de Antropologia.

Já a professora da FE, Ângela Cristina Belém Mascarenhas, afirmou que a formação em Ciências Sociais foi decisiva em sua trajetória tanto profissional quanto pessoal, ao incentivá-la na participação das lutas sociais. Para ela, a Sociologia contribui para a formação de uma mentalidade mais crítica. “Sou uma socióloga marxista, apaixonada por Weber e Durkheim”, declarou, referindo-se aos três principais autores da disciplina.

Categorias : Faculdade de Ciências Sociais última hora