Votação Consuni Ebserh

Consuni realiza terceira reunião sobre adesão à Ebserh

Por Angélica Queiroz. Criada em 05/12/14 18:06. Atualizada em 09/12/14 09:45.

Maioria do Conselho votou favorável a adesão

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

O Conselho Universitário (Consuni) da UFG realizou nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, a terceira reunião para discutir a adesão do Hospital das Clínicas (HC) da UFG à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Desta vez foi colocada em votação a proposta que foi aprovada por maioria. Houve tumulto e a reunião foi encerrada.

Membros de sindicatos e do movimento estudantil seguiram o reitor e o impediram de entrar no prédio da reitoria ou se locomover por cerca de duas horas, em protesto contra a decisão. Após negociações, o reitor fez um acordo com os manifestantes de que em uma próxima reunião do Consuni, marcada para quarta-feira (10), uma nova votação poderá ser realizada, caso haja essa proposta por parte de algum membro do Conselho e seja aprovada pelo Plenário.

Consuni

Maioria do Conselho votou favorável à adesão

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes/GO), Fátima dos Reis, comemorou a decisão da reitoria que classificou como uma “vitória do diálogo”.

confusão na porta

Manifestantes cercaram o reitor e o impediram de entrar no prédio da reitoria após a reunião. Eles permaneceram na chuva por cerca de duas horas

Durante a reunião também foi votada a proposta de um dos membros do conselho que pediu que, antes da votação, os diretores de unidades acadêmicas relatassem como foi a discussão sobre a Ebserh em cada unidade. No entanto, a proposta não foi acatada pela maioria do Consuni que prosseguiu então para que os membros do Conselho votassem sobre a adesão à Ebserh.

dentro da reitoria

Dentro da reitoria, reitor anuncia acordo para realização de nova reunião do Consuni

Retrospecto - Na reunião anterior, do dia 21 de novembro, a maioria do Conselho se julgou esclarecida para votação. Mesmo assim, após manifestações, o reitor decidiu dar mais 15 dias para que o assunto fosse debatido em profundidade nas unidades. Essas reuniões ocorreram nas unidades acadêmicas com a participação de membros das entidades representativas dos três segmentos da comunidade universitária (estudantes, professores e técnicos-administrativos), bem como de membros da gestão.

Categorias : Ebserh Última hora Consuni