Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Seminário História - UFG

Seminário de História colabora na formação de professores da rede pública de Goiânia

Por Caroline Pires. Criada em 04/12/14 08:26.

Secretaria Municipal de Educação e Universidade Federal de Goiás desenvolvem parceria que visa melhoria no ensino-aprendizagem da História nas escolas

Texto e Fotos : Luiz Fernando Nunes Hidalgo – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

 

Cerca de 60 professores da Rede Municipal de Educação participam no último dia 03/12, no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) do Seminário Educação Histórica: a educação histórica em debate na Rede Municipal de Goiânia. O encontro encerra a programação do curso de formação “Educação Histórica: Ensino e Pesquisa dos Saberes Escolares” que foi desenvolvido pela Faculdade de História da UFG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), em 2014.

O curso tem como objetivo desenvolver abordagens didáticas para auxiliar a análise e o ensino da História, observando a importância do ensinar e aprender a partir de metodologias e fontes documentais acessíveis tanto aos professores quanto aos educandos. “Neste projeto o que mais chama atenção é que tanto a Universidade quanto a rede municipal de Educação ganham com a parceria. Se por um lado a Academia se aproxima da realidade escolar - e isto é fundamental - por outro, a escola tem acesso a uma reflexão que a leva a se reconhecer como produtora do saber histórico”, ressalta o professor Rafael Saddi.

A proposta do encontro é articular os conhecimentos acadêmicos e os saberes escolares, na perspectiva de reconhecer que o educador do ensino básico tem condições de desenvolver pesquisa. Exemplo desta realidade se materializou dentro do próprio curso, quando professores apresentaram suas próprias pesquisas, elaboradas do decorrer do ano letivo. “Essa nova proposta de ensino da História, além de valorizar o que o educando pensa, possibilita a ampliação do senso crítico do aluno e por consequência uma maior capacidade de intervenção social. Outro ponto relevante é que o professor passa a ser pesquisador que produz, com aluno, o conhecimento a ser trabalhado no cotidiano da escola”, afirmou a professora Eunice Fleury, da Escola Municipal Professor Lourenço Ferreira Campos.

 

Seminário História - UFG 02

Seminário encerrou a programação do curso de formação “Educação Histórica: Ensino e Pesquisa dos Saberes Escolares”, realizado em parceria entre a UFG e a SME

 

Fonte : Secretaria Municipal de Educação

Categorias : destaque Última hora Faculdade de História

Listar Todas Voltar