Seminário Saúde Coletiva

UFG realiza Seminário do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva

Por Angélica Queiroz. Criada em 03/12/14 12:49. Atualizada em 08/12/14 10:49.

Evento é oportunidade para mostrar pesquisas desenvolvidas no Estado

Texto: Angélica Queiroz

Foto: Carlos Siqueira

Teve início na manhã desta quarta-feira (03/11) o Seminário do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva - 2ª mostra de pesquisas da Universidade Federal de Goiás e Secretaria Estadual de Saúde. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, acontece até amanhã e recebe palestrantes de diversas universidades brasileiras, além de docentes e discentes do mestrado profissional, profissionais e gestores de saúde da Rede Estadual e Municipal de Saúde de Goiás.

Durante a abertura do evento, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Ellen Synthia de Oliveira, ressaltou a importância do curso na UFG, que já formou mais de 50 pessoas e está em sua quinta turma. Já a coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Edsaura Maria Pereira, lembrou a importância de cada encontro como este, em que profissionais se reúnem para pensar a saúde coletiva. “Assim formamos parcerias importantes na perspectiva de educação permanente, onde quer que essa pessoa esteja atuando no sistema de saúde”, acrescentou.

A pró-reitora adjunta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFG, Fabiana de Souza Fredrigo, lembrou que a Universidade vive um momento importante quando o assunto é saúde e que a instituição deve decidir ainda este semana sobre a adesão ou não do Hospital das Clínicas (HC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para Fabiana Fredrigo, a saúde hoje vive muitos desafios e, por isso, momentos de troca acadêmica, onde as pesquisas são mostradas, têm extrema importância.

Para a diretora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flúvia Amorim, os órgãos de saúde têm desafios diários a enfrentar. Por isso, segundo ela, precisam cada vez mais de profissionais capacitados. “Vejo esse mestrado como uma fonte que fornece capacitação, para que nosso trabalho seja desenvolvido de forma cada vez mais satisfatória e todos saiam ganhando,” afirmou.

Também estiveram presentes: o diretor de atenção à saúde da SMS de Goiânia, Sandro Rogério Rodrigues, representando o secretário Fernando Machado; o egresso do mestrado profissional da UFG, Carlos Magno Neves, representando o Secretário Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Paulo Rassi, e a professora Simone Machado de Oliveira, representando o Secretário Estadual de Saúde de Goiás, Halim Girade.

Após a abertura, foi realizada uma mesa-redonda com o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Nildo Alves Batista; o professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Márcio Pereira, e o advogado e assessor da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde, Luiz Gonzaga de Araújo. O debate foi mediado por Elias Rassi Neto.

Categorias : Última hora Mestrado Profissional