Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
 Tipografia

Primeira tipografia pública reativada em Goiás será inaugurada na UFG

Por Caroline Pires. Criada em 03/12/14 08:07. Atualizada em 04/12/14 14:41.

Ateliê terá método de produção único no Estado

A primeira tipografia pública a ser reativada no Estado de Goiás iniciará atividades nesta semana. Na próxima quinta-feira, 04/12, será inaugurado o Ateliê Tipográfico do Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da Universidade Federal de Goiás, no Câmpus Samambaia, buscando reavivar a Imprensa Universitária da UFG. A produção artesanal, feita com o uso linotipos, é única no Estado, já que não existem outras tipografias ativas em Goiás.

Criado a partir do maquinário da década de 60, o Ateliê tem como objetivo preservar a história das artes gráficas da Universidade, além de se tornar um espaço de convivência para a comunidade acadêmica, com visitas que permitem acompanhar os processos tipográficos e oficinas de produção.

Lançamento

Com a produção voltada, inicialmente, a livros de poesia, o Ateliê Tipográfico inicia as atividades com o lançamento da primeira obra produzida dentro das artes da tipografia. Orchideas, da escritora Leodegária de Jesus, teve sua primeira edição em 1928 e agora volta a ser produzido. Segundo o diretor do Cegraf, Antón Corbacho Quintela, a obra foi escolhida por ter sido a primeira publicação de uma autora goiana.

 

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última hora destaque

Listar Todas Voltar