Reino Unido
 Tipografia

Primeira tipografia pública reativada em Goiás será inaugurada na UFG

Por Caroline Pires. Criada em 03/12/14 08:07. Atualizada em 04/12/14 14:41.

Ateliê terá método de produção único no Estado

A primeira tipografia pública a ser reativada no Estado de Goiás iniciará atividades nesta semana. Na próxima quinta-feira, 04/12, será inaugurado o Ateliê Tipográfico do Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da Universidade Federal de Goiás, no Câmpus Samambaia, buscando reavivar a Imprensa Universitária da UFG. A produção artesanal, feita com o uso linotipos, é única no Estado, já que não existem outras tipografias ativas em Goiás.

Criado a partir do maquinário da década de 60, o Ateliê tem como objetivo preservar a história das artes gráficas da Universidade, além de se tornar um espaço de convivência para a comunidade acadêmica, com visitas que permitem acompanhar os processos tipográficos e oficinas de produção.

Lançamento

Com a produção voltada, inicialmente, a livros de poesia, o Ateliê Tipográfico inicia as atividades com o lançamento da primeira obra produzida dentro das artes da tipografia. Orchideas, da escritora Leodegária de Jesus, teve sua primeira edição em 1928 e agora volta a ser produzido. Segundo o diretor do Cegraf, Antón Corbacho Quintela, a obra foi escolhida por ter sido a primeira publicação de uma autora goiana.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora destaque