Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Kalunga

UFG realiza ação em comunidades quilombolas

Por Camila Godoy. Criada em 01/10/14 15:53. Atualizada em 01/10/14 17:15.

Projeto de extensão Kalunga Cidadão levou serviços oferecidos pela UFG aos quilombolas Kalunga, no município de Cavalcante, em Goiás

Texto: Camila Godoy

Fotos: Carlos Siqueira

Diversos estudantes, professores e servidores da UFG se mobilizaram para a zona rural da cidade goiana Cavalcante, no último sábado, 27/09. Ao total, 140 pessoas trabalharam na terceira edição do Projeto Kalunga Cidadão, que promoveu ações comunitárias e ofereceu serviços gratuitos aos quilombolas Kalunga da região. A ação, coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), atendeu cerca de 350 moradores de comunidades quilombolas e ofereceu oficinas de turismo, educação ambiental, poesia, atendimento jurídico e de saúde, palestras, apresentações culturais, entre outros.

O Projeto Kalunga Cidadão é fruto de diversos projetos desenvolvidos por pesquisadores da UFG nas comunidades quilombolas. Nesta edição, estiveram presentes membros da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); da Coordenação de Ações Afirmativas (CAF); das Escolas de Agronomia (EA), de Veterinária e Zootecnia (EVZ); das Faculdade de Direito (FD), de Educação (FE), de História (FH), de Nutrição (Fanut), de Odontologia (FO); dos Institutos de Estudos Socioambientais (Iesa), de Química (IQ) e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, também esteve presente e destacou a importância do evento: “Aqui a Universidade não só oferece conhecimentos e serviços, mas aprende muito com os moradores. Há uma troca que deve ser cada vez mais incentivada”.

Reitor da UFG, Orlando Amaral, destaca a importância do evento e apoia outras edições

Reitor da UFG, Orlando Amaral, reforça seu apoio para outras edições do projeto 

Em uma das oficinas oferecidas, professores e alunos da EVZ realizaram vacinação, vermifugação, exames de sangue, ultrassom e cirurgias em animais domésticos. Participante desde a primeira edição, o professor da EVZ, Luiz Augusto de Souza, ficou preocupado com o que observou. “Estamos suspeitando de alguns casos de leishmaniose cutânea em cães e isso é muito grave. Colhemos amostras e vamos levar para o laboratório da Universidade. Caso sejam confirmadas nossas suspeitas, teremos que contatar a prefeitura de Cavalcante para fazer uma ação imediata nesse local”, enfatizou o professor.

Oficina da UFG promove atendimento aos animais das comunidades Kalunga

Oficina promove atendimento aos animais de comunidades Kalunga

As crianças das comunidades ficaram entusiasmadas com a oficina de Educação Ambiental promovida por estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Lá, elas fizeram brinquedos com materiais reciclados e aprenderam sobre a importância da água e da preservação do meio ambiente. Lamara Barcelos, estudante do 6º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, explicou que além desse trabalho, os estudantes têm visitado os moradores e procurado formas para que a água do rio que passa pela região chegue às diversas comunidades que não contam com o abastecimento.

Crianças brincam com brinquedos feitos com materiais reciclados e produzidos por elas

Crianças se divertem com brinquedos fabricados com materiais reciclados 

Além desses e de outros serviços oferecidos, os interessados também puderam participar de uma oficina que dava dicas e ensinava os procedimentos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa ocasião, alunos quilombolas da UFG também conversaram com os participantes e contaram sobre suas experiências na Universidade.

A ação promovida pela UFG aconteceu na comunidade Engenho II. Edições para 2015 e 2016 já estão confirmadas e previstas para acontecer nos municípios de Teresina e Monte Claro, ambas em Goiás. 

Clique aqui e veja as fotos do evento

Categorias : Última hora Kalunga Cidadão projeto de extensão

Listar Todas Voltar