Kalunga cidadão

Terceira edição do Kalunga Cidadão será realizada esse mês

Por Júlia Mariano. Criada em 16/09/14 16:52. Atualizada em 17/09/14 14:22.

Projeto de extensão vai levar à comunidade diversas oficinas e serviços

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

Cerca de 150 pessoas, entre alunos, professores e servidores da UFG e funcionários da Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho (SECT) vão participar da terceira edição do Projeto Kalunga Cidadão, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).  Nessa edição, que será realizada no dia 27 de setembro, na cidade de Cavalcante - no Nordeste do Estado, a 530 quilômetros da Capital - o projeto de extensão, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), promoverá ações comunitárias além de oferecer vários serviços gratuitos aos quilombolas Kalungas da região.

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Soares Fioravanti, uma das fundadoras do projeto, o objetivo principal da ação é promover a igualdade racial na comunidade Kalunga, que ainda enfrenta diversos problemas jurídicos relacionados às terras e dificuldades de infraestrutura como dificuldade de acesso a água, energia elétrica e serviços de saúde. Segundo ela, a expectativa é a de que, com este trabalho, a UFG consiga promover de forma participativa a melhoria da qualidade de vida na comunidade.

Durante o dia de ação, os membros da UFG vão oferecer diversas oficinas promovidas pelas faculdades de Direito, Veterinária, Engenharia, Agronomia, Química, Odontologia, Nutrição, Instituto de Estudos Socioambientais e Hospital das Clínicas; além de atendimento jurídico, veterinário e assistência em saúde.  Os Kalungas também receberão livros doados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e poderão requerer documentos e ter acesso a diversos outros serviços oferecidos por uma equipe da SECT, que este ano também está apoiando o projeto.

O projeto

O Kalunga Cidadão nasceu do desejo de alguns professores da UFG que já atuam na Comunidade Kalunga em projetos de extensão e pesquisa. A primeira edição aconteceu em 2011 e a segunda em 2012, ambas na cidade de Cavalcante. Uma boa notícia para o projeto é que esse ano ele foi aceito no Programa de Extensão Universitária PROEXT do Ministério da Educação e já tem as edições de 2015 e 2016 garantidas. No próximo ano a ação deve ser desenvolvida no município de Teresina de Goiás e em 2016 é a cidade de Monte Alegre de Goiás que deve receber a caravana da UFG.

Os Kalunga são uma comunidade formada por negros que resistiram à escravidão e por outros, alforriados, que organizaram quilombos na região da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, nos atuais municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. As três cidades juntas formam o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, que abriga a maior comunidade quilombola rural do Brasil, com uma área de mais de 230 mil hectares.

Kalunga cidadão 1

Membros da comunidade Kalunga durante a 1º edição do Programa Kalunga Cidadão, em 2011

Categorias : Kalunga projeto de extensão Última hora