Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Kalunga cidadão

Terceira edição do Kalunga Cidadão será realizada esse mês

Por Júlia Mariano. Criada em 16/09/14 16:52. Atualizada em 17/09/14 14:22.

Projeto de extensão vai levar à comunidade diversas oficinas e serviços 

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

Cerca de 150 pessoas, entre alunos, professores e servidores da UFG e funcionários da Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho (SECT) vão participar da terceira edição do Projeto Kalunga Cidadão, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).  Nessa edição, que será realizada no dia 27 de setembro, na cidade de Cavalcante - no Nordeste do Estado, a 530 quilômetros da Capital - o projeto de extensão, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), promoverá ações comunitárias além de oferecer vários serviços gratuitos aos quilombolas Kalungas da região.

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Soares Fioravanti, uma das fundadoras do projeto, o objetivo principal da ação é promover a igualdade racial na comunidade Kalunga, que ainda enfrenta diversos problemas jurídicos relacionados às terras e dificuldades de infraestrutura como dificuldade de acesso a água, energia elétrica e serviços de saúde. Segundo ela, a expectativa é a de que, com este trabalho, a UFG consiga promover de forma participativa a melhoria da qualidade de vida na comunidade.

Durante o dia de ação, os membros da UFG vão oferecer diversas oficinas promovidas pelas faculdades de Direito, Veterinária, Engenharia, Agronomia, Química, Odontologia, Nutrição, Instituto de Estudos Socioambientais e Hospital das Clínicas; além de atendimento jurídico, veterinário e assistência em saúde.  Os Kalungas também receberão livros doados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e poderão requerer documentos e ter acesso a diversos outros serviços oferecidos por uma equipe da SECT, que este ano também está apoiando o projeto.

O projeto

O Kalunga Cidadão nasceu do desejo de alguns professores da UFG que já atuam na Comunidade Kalunga em projetos de extensão e pesquisa. A primeira edição aconteceu em 2011 e a segunda em 2012, ambas na cidade de Cavalcante. Uma boa notícia para o projeto é que esse ano ele foi aceito no Programa de Extensão Universitária PROEXT do Ministério da Educação e já tem as edições de 2015 e 2016 garantidas. No próximo ano a ação deve ser desenvolvida no município de Teresina de Goiás e em 2016 é a cidade de Monte Alegre de Goiás que deve receber a caravana da UFG.

Os Kalunga são uma comunidade formada por negros que resistiram à escravidão e por outros, alforriados, que organizaram quilombos na região da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, nos atuais municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. As três cidades juntas formam o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, que abriga a maior comunidade quilombola rural do Brasil, com uma área de mais de 230 mil hectares.

 Kalunga cidadão 1

 Membros da comunidade Kalunga durante a 1º edição do Programa Kalunga Cidadão, em 2011

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Kalunga projeto de extensão Última hora

Listar Todas Voltar