NEAP 03

Começa o II Seminário do Neap

Por Caroline Pires. Criada em 03/09/14 11:48. Atualizada em 03/09/14 12:04.

O tema deste ano é O trabalho da memória e os processos de patrimonialização

Texto: Thaissa Veiga

Fotos: Carlos Siqueira

Nesta terça-feira, 02/09, começaram as atividades do II Seminário do Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais (Neap). A palestra de abertura do seminário foi ministrada pelo antropólogo e professor titular do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Pacheco de Oliveira.

Durante a palestra, com o tema O Museu Maguta e as reconfigurações da memória Ticuna, o professor apresentou o vídeo “Uma Assembleia Ticuna” e detalhou a pesquisa que realizou com o povo indígena Ticuna, do Alto Solimões na Floresta Amazônica. “Os índios não querem mais aquela impressão de serem engessados dentro de imagens em museus, como protótipo de diferença cultural. Eles querem um espaço dentro da sociedade”, conclui.

NEAP 01

Abertura do II NEAP foi realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito

O estudante Rafael de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG, destacou a importância do evento. “São em seminários como esse que se difundem as ideias que são produzidas no meio acadêmico. É aqui onde ocorrem os debates mais importantes”, ressalta Rafael de Andrade.

O II Seminário Neap segue até amanhã, 04/09, confira a programação.

Neap

O Neap deste ano apresenta como tema central  O trabalho da memória e os processos de patrimonialização. Segundo a professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG, Telma Camargo da Silva, a escolha da temática do seminário foi feita a partir de reflexões sobre os sujeitos e a memória. “A questão principal é a ação dos sujeitos nos processos de transformação simbólica e elaboração dos sentidos do passado”, esclarece a professora.

NEAP 02

Professor João Pacheco de Oliveira (UFRJ)

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última hora Faculdade de Ciências Sociais