Abertura do I Seminário Pibid de diversidade

Seminário Pibid Diversidade aprofunda discussões sobre o tema

Por Camila Godoy. Criada em 25/07/14 15:18. Atualizada em 21/08/14 11:48.

Evento teve início na última sexta-feira

Texto: Thaíssa Veiga

Fotos: Adriana Silva

Começou na última sexta-feira, 25/07, o I Seminário Pibid Diversidade, na Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O tema do evento foi Autoria indígena e produção de material didático na formação de professores indígenas. O seminário teve mesa de debates e apresentações de práticas pedagógicas e materiais didáticos utilizados nas escolas indígenas por docentes e discentes do curso de Educação Intercultural da UFG.

O pró-reitor de Graduação da UFG, Luiz Mello, destacou a importância do evento para a interação dos diferentes trabalhos que estão sendo produzidos nessa área.  De acordo com o coordenador do curso de Educação Intercultural, André Marques do Nascimento, apesar dos avanços alcançados nas práticas pedagógicas e valorização indígena, o desenvolvimento de materiais didáticos específicos ainda é um desafio: “Esse seminário marca o início de uma abordagem mais profunda e necessária sobre o assunto”.

I Seminário PibidAlunos e professores do curso de Educação Intercultural participam do seminário

Durante a programação, o palestrante Daniel Munduruku, professor e poeta, falou sobre Autonomia indígena no contexto da formação docente indígena. No período vespertino, a aluna do curso de Educação Intercultural, Silvia Xerente, apresentou o projeto Warã da Leitura – local de aprendizado para os jovens, desenvolvido desde 2012, com o Povo Akwẽ, na cidade de Tocantínia, no Estado do Tocantins. “Em primeira instância, os alunos entre 10 e 15 anos tiveram a oportunidade de conhecer vários textos escritos pelos professores e acadêmicos do curso de Educação Intercultural do projeto”, explicou.

O I Seminário Pibid Diversidade faz parte de uma parceria da universidade com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Palestrante Daniel Munduruku no I Seminário Pibid de Diversidade
Palestrante Daniel Munduruku participa da abertura do evento