Reino Unido
FO inaugura novas instalações

Faculdade de Odontologia inaugura novas instalações

Por Serena Veloso Gomes. Criada em 14/03/14 13:41. Atualizada em 21/08/14 11:47.

Obra compõe o processo de expansão da universidade nos últimos seis anos

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

A Faculdade de Odontologia da UFG recebeu os alunos egressos no curso nesta sexta, 14 de março, pela manhã, durante evento especial, que marcou ainda a inauguração de novas instalações do prédio. Na ocasião, foram entregues os novos consultórios do Ambulatório III, a ampliação e reforma do Centro de Material e Esterilização, a construção da Lavanderia e a reestruturação do Arquivo de Pronturários. O reitor da UFG, Orlando Amaral, e o pró-reitor de Graduação (Prograd), Luiz Mello, participaram da atividade, que teve ainda a presença da diretora da FO, Enilza Maria Mendonça de Paiva.

Faculdade de Odontologia

Elogiando o perfil dos graduandos do curso de Odontologia, o pró-reitor Luiz Mello orientou os estudantes sobre as diversas atividades oferecidas no âmbito da universidade e convidou a todos a explorarem os horizontes da instituição, aproveitando a oferta de bolsas de iniciação científica, atividades culturais, além de manterem maior aproximação com os docentes. “A universidade é um espaço para todos, aberta à diversidade social, política e racial”, reforçou.

A ampliação e reforma da estrutura da FO integra o processo de expansão da universidade nos últimos anos, a partir das ações do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), instituído pelo governo federal em 2007. Segundo Orlando Amaral, a iniciativa contribuiu para que a instituição passasse por mudanças vertiginosas nos últimos seis anos, dobrando o número de alunos e professores, além de triplicar o número de cursos. “Somos um país ousado e empreendedor. Temos que aproveitar nossa energia, nossa juventude para dar continuidade aos avanços”, destacou o reitor durante a abertura do evento. Ele ressaltou ainda a necessidade de mudança na atual educação superior brasileira, considerada essencialmente privada: somente um milhão de alunos dos mais de sete milhões do ensino superior no país são de instituições públicas.

Em seguida, a diretora da FO agradeceu aos colaboradores no processo de reforma da unidade e convidou os presentes a um passeio para conhecerem as novas instalações. Segundo Enilza Mendonça, o Ambulatório III - uma sala de aula com 34 consultórios e equipamentos para atendimento odontológico - funcionava de forma precária, devido à constante manutenção dos antigos equipamentos. Já a sala de arquivo odontológico, que estava em condições inadequadas para guardar os prontuários de pacientes atendidos pela faculdade, recebeu novos módulos para arquivo, além de ter sido realizada a higienização dos prontuários mal conservados.

arquivo odontologia

Sala de arquivo odontológico reestruturada

Outra novidade foi a ampliação do Centro de Material e Esterilização, onde foi construída uma lavanderia conjugada. “É uma preocupação nossa o controle de infecção, a segurança dos pacientes e a qualidade na assistência hospitalar. A lavanderia é um sonho que concretizamos”, afirma Enilza Mendonça.

lavanderia odonto

Instalações da nova lavanderia conjugada

Após passeio pela unidade, foi oferecido um café da manhã, proporcionando um momento de integração entre estudantes e professores.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: última hora Odontologia