Weby shortcut
Reino Unido
noticia10365.jpg

Hélio Naves agora é Professor Honoris Causa da universidade

Criada em 23/09/13 05:45. Atualizada em 21/08/14 11:48.
Sessão solene foi marcada pela emoção e bom humor do homenageado

Texto: Erneilton Lacerda

Fotos: Carlos Siqueira

Meninas bonitas e rapazes elegantes, boa noite!”. Foi dizendo sua célebre frase que Hélio Naves iniciou o discurso de agradecimento pelo título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás, recebido na noite desta quarta-feira (18/09), na Faculdade de Medicina. O título não poderia vir em data mais propícia para ele: dia em que completou 87 anos.

Ao receber o diploma do reitor da UFG e propositor do título, Edward Madureira Brasil, Hélio Naves declarou: “Sou professor honoris causa da UFG com muito orgulho!”. Ele também enfatizou: “O título reveste-se de grande significado, pois durante toda a minha vida me dediquei ao desenvolvimento das pessoas por meio da educação. Tudo o que fiz na vida foi com convicção e ela continua a mesma: o conhecimento é o bem maior que o cidadão pode ter, pois o liberta e o capacita para exercer o livre arbítrio”.

 

O reitor o chamou de “um dos pais da UFG”, devido à contribuição dada por Hélio Naves ao surgimento da universidade. A relação de Hélio Naves com a UFG começou quando ele participou da comissão que trabalhou para a autorização da Escola de Engenharia do Brasil Central, que deu origem a Escola de Engenharia da UFG, entre 1952 e 1953. Além disso, o professor é parte do Conselho Universitário da universidade, como representante da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Professor Emérito da UFG, Benedito Ferreira Marques foi um dos escolhidos pelo homenageado para fazer uma saudação e destacou a obstinação de Hélio Naves na busca da concretização dos sonhos. “Pessoas como ele são difíceis de serem encontradas por aí. Homem ativo desde os cinco anos de idade, recebe todas as tarefas com o mesmo sorriso e as executa com o mesmo prazer.”

O diretor-secretário da Confederação Nacional da Indústria, Paulo Afonso Ferreira, exaltou o relevante trabalho feito por Hélio Naves em prol do desenvolvimento social. “Professores, empresários e todos os cidadãos devem se sentir homenageados com esse título concedido ao professor Hélio Naves, por tudo que a vida dele representa na sociedade e a contribuição extraordinária dada ao desenvolvimento social”, disse.

Hélio Naves também foi homenageado pelo coral da Fieg que recebe seu nome, com a apresentação de três músicas.

 

Currículo

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Goiás, Hélio Naves foi representante dos professores da Escola Técnica Federal de Goiás por vários mandatos, secretário estadual de educação de 1975 a 1977 e diretor da Escola Técnica Federal de Goiás de 1979 a 1984.





Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Homenagem