Reino Unido
noticia8766.jpg

Câmara Municipal de Jataí homenageia reitor e professor da UFG com título de cidadania

Criada em 23/05/12 00:10. Atualizada em 21/08/14 11:47.
Títulos foram oferecidos como reconhecimento aos serviços prestados à comunidade jataiense

Ocorreu na quinta-feira, 17/05, a outorga dos títulos de cidadania jataiense, concedidos pela Câmara Municipal do município ao reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e ao coordenador do curso de História do Câmpus Jataí, Marcos Antônio de Menezes. Atendendo aos Decretos Legislativos nº 010/11, de autoria do vereador Mauro Bento Filho, e Decreto nº 007/12, de autoria do vereador Geovaci Peres, professor e reitor foram respectivamente homenageados em Sessão Solene.

A cerimônia contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e importantes nomes do cenário político goiano. O deputado federal Leandro Vilela, nascido em Jataí, fez um pronunciamento destacando a importância do reconhecimento daqueles que contribuem para o crescimento do município e que, para ele e as outras autoridades ali presentes, era uma honra representar a sociedade jataiense ao receber dois novos conterrâneos. O prefeito de Jataí, Humberto Machado, por sua vez, destacou o sonho de tornar Jataí um polo de conhecimento, considerando Edward Madureira Brasil o reitor que mais transformou o Câmpus Jataí da UFG, ao caminhar para essa realização.

Em seis anos, o Câmpus Jataí deu um salto quantitativo, aumentando de 300 para 800 as vagas oferecidas no vestibular. De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores de Jataí, Geovaci Peres, o Câmpus Jataí tem, hoje, 2.363 estudantes matriculados em 23 cursos, 237 professores e 59 servidores técnico-administrativos. O câmpus conta também com três cursos de mestrado, além de ser o único a oferecer certas graduações, como Fisioterapia, que não existe em nenhum outro câmpus da UFG. Os avanços conquistados nos últimos anos fazem que o Câmpus Jataí esteja cada vez mais consolidado, inclusive registrando um grande número de estudantes vindos de outras partes do estado e do país.

Edward Madureira Brasil declarou estar honrado com o título recebido. Segundo ele, mesmo antes de iniciar sua carreira como reitor, era comum viajar a Jataí a trabalho como engenheiro agrônomo, e que aprendeu muito com os produtores e técnicos da região. “Eu era coordenador do curso de Agronomia em Goiânia quando foi proposta a expansão da UFG em Jataí. Atualmente, vários alunos da primeira turma de Agronomia do câmpus são pesquisadores de renome nacional”, disse o reitor. Ele também esclareceu que, como reitor da instituição, pretende contribuir cada vez mais com o crescimento do câmpus. “O Câmpus Jataí já detém autonomia financeira e está em pauta, para a atualização do Estatuto da UFG, previsto ainda para este ano, a consolidação de sua autonomia acadêmica, algo de extrema necessidade para um câmpus em franco desenvolvimento e expansão, com um investimento de cerca de 40 milhões de reais em obras nos últimos anos”, declarou o reitor.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Homenagem