Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
noticia8516.JPG

Pesquisa da UFG ganha prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável

Por Kharen Stecca. Criada em 22/03/12 01:13. Atualizada em 21/08/14 11:48.
Trabalho propõe reutilização dos resíduos da construção civil na produção de argamassa para assentamento de alvenaria

Uma pesquisa da Escola de Engenharia Civil da UFG foi contemplada com o primeiro lugar do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2011, em cerimônia realizada no dia 13 de março, última terça-feira. A pesquisa, que propõe a reutilização dos sacos de cimento e cal na construção civil, foi escolhida entre os 66 trabalhos inscritos no prêmio.

Desenvolvida pela professora Helena Carasek Cascudo e pelas alunas Patrícia Carvalho e Lorena dos Santos, a pesquisa mostrou ser viável a utilização dos sacos de cimento e cal na produção de argamassas para assentamento de alvenaria. A inciativa pretende reduzir o impacto ambiental dos resíduos da construção civil brasileira, responsável, segundo as próprias pesquisadoras, por uma média de 50% a 70% do volume de resíduos gerados nos principais centros urbanos do Brasil.

Menos resíduo e mais economia – Além de dar destinação nobre a um resíduo de uma das atividades mais poluidoras das grandes cidades, outro resultado importante da substituição (na composição da argamassa) de 10% da massa de areia por fibra de celulose, proveniente do papel kraft de sacos de cimento e cal, é a economia de material. A adição de fibra na argamassa garantiu uma redução do custo do produto em cerca de 27% em relação à argamassa tradicional. Isto porque a introdução da fibra aumenta o volume de material produzido, reduzindo, portanto, o custo da argamassa. Para chegar a esses resultados, as pesquisadoras realizaram testes experimentais em laboratório e testes práticos em canteiro de obras. 

 

A professora Helena Carasek Cascudo entre suas alunas e o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Inovação

Listar Todas Voltar