noticia7230.jpg

UFG forma a primeira turma de Educação a Distância

Atualizada em 21/08/14 10:20.
Os primeiros formandos da modalidade são do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Turma iniciou a graduação em 2006

Flávia Gomes

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFG forma sua primeira turma na modalidade de educação a distância semi-presencial. Cerca de 90 estudantes compõe a turma de formandos que iniciou a graduação no final de 2006. O curso foi coordenado pelo Instituto de Ciências Biológicas. A cerimônia será realizada no Centro de Cultura e Eventos (câmpus II), às 20 horas desta sexta-feira (11/03).

Os encontros com os tutores ocorriam quinzenalmente, momento em que havia a troca de experiências entre os alunos e os professores da educação a distância e de apoio. As aulas eram dadas por meio da tecnologia da plataforma Modle. De acordo com o coordenador do curso de licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade EaD, Carlos Eduardo Anunciação, o objetivo foi contribuir na formação de professores para a rede pública atendendo à crescente demanda na área da educação básica. Além disso, o projeto expande o contato da universidade com a sociedade.

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas é uma parceria da UFG com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente, o projeto é parte da Universidade Aberta do Brasil. Inicialmente, as universidades goianas integravam o Consórcio Setentrional para Licenciatura de Biologia (BIOSET), hoje a UFG e UEG administram sozinhas a graduação dos estudantes. Atualmente, oito polos de apoio são oferecidos aos estudantes, sendo quatro polos da UEG - localizados nas cidades de Anápolis, Porangatu, Quirinópolis e Ceres - e quatro polos da UFG, nas cidades de Goiânia, Cidade de Goiás, Catalão e Jataí.

O projeto foi iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio do edital do Programa Pro-Licenciatura, que incentivou as universidades a abrirem vagas na modalidade de Educação a Distância. A próxima turma do curso de Ciencias Biológicas na modalidade EaD vinculada ao Pro-Licencitura graduará no final do ano. Já as seguintes serão ofertadas pela Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Graduação