noticia5460.jpg

Professora da UFG é finalista do Prêmio Jabuti

Por Agnes Dias. Criada em 02/09/09 07:02.
Vera Maria Tietzmann Silva concorre com livro sobre literatura infantil brasileira

A professora Vera Maria Tietzmann Silva, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2009 na categoria "Didático e Paradidático" com o livro Literatura Infantil Brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. O livro da professora Vera foi publicado pela Cânone Editorial.

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do país. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 29 de setmebro.

Sobre a obra - Fruto de mais de vinte anos de trabalho voltado para o ensino e para a pesquisa no campo da literatura infantil e juvenil, este livro constitui de fato um guia, no melhor sentido da palavra. Não traz receitas prontas nem roteiros demarcados, mas aponta direções, sugere caminhos, provoca discussões e oferece subsídios para que o leitor possa aprofundar seus conhecimentos, ampliar seu repertório de leituras e renovar sua ação pedagógica em sala de aula.

Começando com a questão da leitura na escola, a autora situa a literatura infantil no amplo contexto da produção narrativa ficcional, de raízes longínquas, detendo-se, depois, na análise de seis autores brasileiros consagrados. No percurso, recomenda leituras, sugere material de apoio, propõe atividades. Mas o grande mérito do livro é mesmo instigar a curiosidade dos leitores, num irresistível convite à leitura das obras mencionadas em seus textos.

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Literatura