Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
noticia5306.JPG

Escola de Veterinária promove curso sobre brucelose bovina

Por Ana Paula. Criada em 29/06/09 22:29. Atualizada em 21/08/14 11:47.
Evento enfatiza a importância da prevenção na atividade veterinária

Na última sexta-feira, teve início o IV Curso de Capacitação de alunos de Ciências Agrárias, produtores e trabalhadores em Agropecuária para o programa de vacinação contra brucelose bovina, promovido pela Escola de Veterinária (EV) da UFG e organizado pelos professores Aires Manoel de Souza e Francisco de Carvalho Dias Filho. Cerca de 180 pessoas participaram da parte teórica do curso, realizada durante a tarde. O grupo foi dividido em duas turmas para a realização da parte prática.

 

A abertura do evento contou com a presença do diretor da EV, professor Eugênio Gonçalves de Araújo; do assessor da Reitoria, economista Júlio Prates, representando o reitor em exercício, professor Benedito Ferreira; da chefe do serviço de Sanidade Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás, médica veterinária Sônia Regina de Lima Jácomo, representando o superintendente federal, Helvécio Magalhães Ribeiro; do presidente do Sindicato Rural de Goiânia, Theldo Emrich, representando o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schereiner; do vereador de Aparecida de Goiânia, Rosildo Manoel da Silva; e do coordenador do evento, professor Aires Manoel.

 

 

A médica veterinária Sônia Regina defendeu a iniciativa de oferecer o curso e parabenizou a Escola de Veterinária. Ela acredita que é realmente necessária a participação da sociedade no processo preventivo de doenças. O diretor da EV, diante da quantidade excedente de participantes, anunciou a disponibilidade de verbas para a construção de um novo auditório. Além disso, enfatizou que atividades como essa levam o aluno a ter contato com a realidade do campo.

 

O coordenador do curso sobre brucelose, professor Aires Manoel, informou que a Escola de Veterinária tem participado ativamente do trabalho de capacitação do produtor rural, do trabalhador em Agropecuária e dos alunos. Recentemente, esteve no programa de extensão Batnight, em São Domingos, durante cinco dias na captura de morcegos e também para ministrar palestras para a comunidade local. Ele explicou que, além da genética, da nutrição animal, do manejo para produzir carne e leite, é também necessário trabalhar a sanidade animal, o principal objetivo desse curso. “É papel do veterinário chegar antes da doença, fazer prevenção, e fazer prevenção é isso: trazer a comunidade para a universidade ou ir até a comunidade levando informação”, enfatizou o professor.

 

 

Durante a parte prática do curso, o professor Aires deu instruções de como se utilizar a seringa de vacinação corretamente e outras informações presentes no material textual distribuído aos participantes. Logo após, houve a aplicação da vacina e marcação das bezerras a ferro. O professor fez um balanço positivo do curso e mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos.

 

A vacinação contra a brucelose é obrigatória e deve ser feita por técnico habilitado, sob supervisão de médico veterinário do setor privado, cadastrados no serviço de defesa oficial ou por técnicos do serviço de defesa oficial. As bezerras devem ser vacinadas de três a oito meses de idade e o produtor precisa comprovar a vacinação na Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), duas vezes ao ano.

 

 

 

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Capacitação

Listar Todas Voltar