Reino Unido
Painel de madeira escurade aproximadamente 2 metros com dezenas de fotografias de estudantes formados na turma de 1951

Faculdade de Direito restaura painéis históricos

Em 25/08/20 07:35. Atualizada em 28/08/20 15:42.

Peças fazem parte de processo de manutenção histórica da centenária faculdade

Texto: Augusto Araújo

Fotos: Faculdade de Direito/UFG


O mês de agosto é celebrado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD/UFG) pois além de marcar o Dia do Advogado, comemorado em 11/8, é também aniversário da faculdade que completou 122 anos de história em 13 de agosto 2020. Visando ressaltar a data, neste mês a FD/UFG realizou a restauração de dois painéis que estão localizados no hall de entrada da faculdade das turmas de 1951 e 1956, que sofreram danos ao longo dos anos.

A diretora da FD/UFG, prof.ª Bartira Miranda, ressalta a necessidade de manter a história do ensino jurídico em Goiás. “A Faculdade de Direito simboliza as raízes dos grandes juristas que construíram e ainda constroem as instituições jurídicas de Goiás. É a força dos antepassados, dos que vieram antes de nós e nos deixaram um importante legado de força, trabalho e honradez. Temos uma história de serviços prestados à Goiás e isso orgulha a todos que por aqui passaram, sejam alunos, professores e servidores”, reforçou. Os painéis fotográficos das turmas de 1951 e 1956 são estruturas de madeira que contém fotografias de alunos e professores. “De vez em quando aparecia alguém aqui lamentando o estado das peças, muito deterioradas.”, afirma a professora. Sendo assim, as peças foram entregues para uma restauradora na Cidade de Goiás, que começou o processo ainda em meados de 2019.

Bartira destaca também o trabalho dos servidores técnico-administrativos da FD, Nelson de Lima Santos e Glorismar Calaça, a “Glorinha”, no processo de restauração. Nelson tomou parte de todos os processos burocráticos e Glorinha se responsabilizou por entrar em contato com ex-diretores e professores da FD, consultar arquivos e encontrar fotos que haviam se soltado e desaparecido dos painéis.

Zelando pelo processo de manutenção e preservação da história da FD, está nos planos da faculdade restaurar o quadro da turma de 1905 e as cadeiras do Salão Nobre da FD, que datam de 1898.

Painel de madeira escurade aproximadamente 2 metros com dezenas de fotografias de estudantes formados na turma de 1951

IMG-20200825-WA0013.jpg

Fonte: Secom/UFG

Categorias: NOTÍCIAS FD