Reino Unido

Participe da UFG Solidária

Criada em 26/03/20 11:22. Atualizada em 08/04/20 17:27.

Objetivo da UFG Solidária é prestar apoio aos indivíduos em situação de rua, imigrantes, refugiados, entre outros, durante a pandemia da Covid-19.

bannerufgsolidaria

O QUE É A AÇÃO UFG SOLIDÁRIA?
É uma ação de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), que visa colaborar com o enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19.

QUAL A MOTIVAÇÃO DA AÇÃO UFG SOLIDÁRIA?
Historicamente comprometida com a sociedade, a UFG desenvolve diversas ações de extensão voltadas às populações em situação de vulnerabilidade social. Essas populações são as mais afetadas pela grave crise sanitária e econômica que acompanha a pandemia da Covid-19. O enfrentamento ao vírus requer como medida prioritária o isolamento social. Assim, a comunidade da UFG, atenta ao momento que vivemos, lançou, entre outras ações, a Campanha UFG Solidária para atender, por meio de doações, grupos empobrecidos que já são assistidos em seus projetos de extensão universitária. Esta ação conta com parcerias pré-estabelecidas governamentais e não governamentais do Estado de Goiás.

QUAL O OBJETIVO DA AÇÃO UFG SOLIDÁRIA?
O objetivo da UFG Solidária é arrecadar doações, em dinheiro, para a compra de produtos que atendam às necessidades básicas diárias de pessoas em situação de vulnerabilidade social, conforme demanda definida por seus representantes/lideranças.

PARA QUEM SERÃO DESTINADAS AS DOAÇÕES?
As doações serão destinadas às populações em situações de vulnerablidade social em Goiás, identificadas a partir de projetos de extensão da UFG, mas não necessariamente limitadas a tais projetos, incluindo imigrantes/refugiados, pessoas em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, população LGBTI, quilombolas, trabalhadores rurais e urbanos de baixa renda, dentre outros. As doações serão entregues diretamente aos representantes e lideranças destas populações, referenciados pelos coordenadores dos projetos. A comissão gestora informa que não há cadastro único para ação.

O QUE DOAR?
As doações ocorrerão em dinheiro e poderão ser feitas exclusivamente via transferência bancária ou como depósito nas agências bancárias (dinheiro ou cheque). De maneira a garantir a segurança de todos os cidadãos durante esse período de isolamento social.

COMO DOAR?
Faça uma transferência ou depósito, em qualquer valor, para a conta jurídica especificada abaixo:

BANCO: Banco do Brasil
AGÊNCIA: 1242-4
CONTA CORRENTE: 47789-3
CNPJ: 015177500001/06
NOME: Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE

a) Para TRANSFERÊNCIA a partir de uma conta do próprio Banco do Brasil
PASSO 01 – Utilize a função TRANSFERÊNCIA.
PASSO 02 – Selecione DEPÓSITO IDENTIFICADO.
PASSO 03 – Preencha os campos com os dados da CONTA DESTINO.
PASSO 04 – Preencha no CAMPO 1 o CPF ou CNPJ do DEPOSITANTE.
PASSO 05 – Deixe o CAMPO 2 em branco.
PASSO 06 – Preencha o IDENTIFICADOR 3 com o NOME do DEPOSITANTE.

b) Para TRANSFERÊNCIA a partir de outros bancos
Utilize a função TED. Selecione o tipo de conta JURÍDICA. Insira o CNPJ da conta do
FAVORECIDO. CASO, o nome do depositante e o nome da conta destino (favorecido)
não apareça automaticamente, digite nos campos abertos.

c) Para DEPÓSITO em caixa eletrônico
Faça a identificação do depositante e da conta do favorecido no envelope do depósito.
COMO ESTAS DOAÇÕES CHEGARÃO ÀS PESSOAS QUE PRECISAM?
Ao realizar a doação em dinheiro para a conta jurídica Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE, o valor será integralmente revertido para grupos em situação de vulnerabilidade social no Estado de Goiás.
Serão identificados, por meio de representantes/lideranças, os diversos grupos empobrecidos do Estado de Goiás, incluindo, mas não limitados, os moradores de rua, idosos institucionalizados, refugiados/imigrantes, entre outros. A Ação UFG Solidária deseja atender amplamente aos grupos necessitados, por isso e para isso necessitamos de sua doação!

COMO SERÁ A GESTÃO DA AÇÃO?
A gestão do recurso gerado por esta campanha será efetuada pela Comissão gestora da Ação UFG Solidária e pela RTVE/UFG. Os valores arrecadados e os comprovantes das compras realizadas serão disponibilizados periodicamente no site www.ufg.br/ufgsolidaria. Serão compradas cestas básicas e produtos de higiene pessoal e de limpeza. Os fornecedores dos produtos farão a entrega das doações diretamente aos representantes/lideranças. As entregas serão acompanhadas por um membro da Comissão gestora da Ação UFG Solidária, que documentará a ocasião. Os representantes/líderes dos grupos, favorecidos pelas doações, assinarão um recibo com a relação das doações. As cópias digitais destes recibos serão disponibilizadas no site da campanha.
Importante destacarmos que o número de grupos atendidos e a quantidade de produtos doados dependem, estritamente, do valor arrecadado pela campanha. A seguir, apresentamos os itens que comporão a cesta básica:

Achocolatado, açúcar, arroz, biscoito, café, extrato de tomate, farinha de mandioca, feijão, macarrão, óleo de soja, sal, sabonete, sabão em barra.

QUEM É A COMISSÃO GESTORA DA UFG SOLIDÁRIA?
Somos servidores da UFG, de variadas áreas do conhecimento, que trabalhamos com populações empobrecidas por meio de projetos de extensão e/ou pesquisa. Representamos a comunidade universitária, que, solidária e responsavelmente, não está medindo esforços técnicos, científicos e pessoais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

⋅ Profa. Lucilene Maria de Sousa – Pró-Reitora de Extensão e Cultura
⋅ Profa. Karlla A. Amorim Caetano – Faculdade de Enfermagem
⋅ Profa. Sheila Araujo Teles – Faculdade de Enfermagem
⋅ Profa. Thaísa Anders Carvalho Souza - Faculdade de Nutrição