Weby shortcut
Reino Unido
Cursinho Federal de Goiás

Projeto de extensão oferece 300 vagas em curso preparatório para o Enem e Vestibulares

Criada em 21/01/20 16:58. Atualizada em 23/01/20 09:07.

Inscrições ocorrem entre os dias 12 e 14 de fevereiro

O projeto de extensão Cursinho Federal de Goiás (CFG) realiza de 12 a 14 de fevereiro, as inscrições para o ano letivo de 2020. Para participar do processo seletivo, os interessados devem ir, pessoalmente, ao Centro de Aulas da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ/UFG - Câmpus Samambaia). O ato, que é gratuito, não pode ser feito por terceiros.

No ato da inscrição o candidato deverá fazer uma redação e responder a um questionário socioeconômico. A redação não tem caráter eliminatório e servirá para uma breve análise do domínio da língua portuguesa. Podem se candidatar a uma vaga estudantes do último ano do ensino médio; estudantes que já tenham concluído o ensino médio; e concorrentes que não tenham nenhum curso superior completo. 

O processo é realizado em três etapas: inscrição, seleção e matrícula. As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas presencialmente, pelo próprio candidato. A presença dos pais dos menores de 18 anos é facultativa neste momento. A participação do responsável só se torna obrigatória para fazer a matrícula, caso o candidato seja selecionado. Os documentos necessários para a inscrição são o Registro geral (RG) e comprovante de endereço, além de caneta esferográfica preta ou azul.

Matrícula

A lista dos candidatos selecionados em primeira chamada para efetuarem a matrícula será publicada em 18 de fevereiro de 2020 no site oficial da Universidade Federal de Goiás (UFG). Será publicada, nas mesmas datas mencionadas anteriormente e nos mesmos meios de comunicação, uma lista parcial para a segunda chamada, a qual somente será confirmada caso restem vagas em aberto quando do encerramento da matrícula dos selecionados em primeira chamada.

O candidato selecionado na primeira chamada poderá efetuar a matrícula ao levar toda a documentação exigida pela coordenação nos dias 02/03 e 03/03 de março de 2020. Apenas o pretendente poderá efetuar a matrícula, pois o mesmo assinará o termo de comprometimento (menores de idade deverão ser acompanhado pelos pais ou responsável). O candidato que não comparecer nas datas previstas para se matricular ou estiver com a documentação incompleta perderá automaticamente a vaga.

O candidato selecionado em segunda chamada, caso confirmada a existência de vagas após o encerramento das matrículas dos selecionados em primeira chamada, deverá efetivar sua matrícula em 05/03 e 06/03 de março de 2020.

Haverá uma taxa de matrícula no valor de R$ 250,00 e uma contribuição de duas resmas de papel A4 de 500 folhas para efetuar a matrícula. Os futuros alunos serão submetidos a provas e simulados de todas as matérias no decorrer do ano letivo. A média para a permanência no projeto é 6,0 (seis) nas provas. O aluno que obtiver nota inferior à média em dois simulados será desligado do projeto.

O aluno que estiver matriculado no CFG desde o primeiro semestre - e tiver cumprido com todas as atividades propostas pelo projeto em vigência - terá direito à renovação da matrícula no segundo semestre, pagando uma nova de taxa de R$100,00.

Todas as dúvidas referentes ao processo seletivo do cursinho deverão ser tiradas na página no Instagram @cursinhofederal ou por mensagens de textos no WhatsApp no número (62) 9 9427-6161.

Sobre o Cursinho Federal de Goiás

O Cursinho Federal de Goiás (UFG) é um projeto de extensão da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) criado em 2016. O projeto coloca em prática o ensino enquanto formação crítica e que atende preferencialmente à comunidade de escolas públicas. O objetivo é oferecer, preferencialmente aos alunos de baixa renda e de escola pública, uma educação crítica e de qualidade que some aos seus conhecimentos, saberes para exercício pleno da cidadania e da alteridade, auxiliando o aluno a conseguir aprovação nas instituições de ensino superior (IES). A equipe executora do projeto é formada por professores da Universidade e alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Confira o edital

Confira o cronograma

Fonte: Secom UFG

Categorias: notícias Editais Editais Abertos EVZ Cursinho Federal de Goiás