Weby shortcut
Reino Unido
Estudantes INF-Nasa.png

Estudantes vencem competição da Nasa

Criada em 12/11/19 07:58. Atualizada em 12/11/19 15:10.

Equipe do Instituto de Informática desenvolveu um aplicativo que usa dados fornecidos pelos satélites da Nasa para mapear e monitorar a evolução do aumento da habitação

Estudantes do INF venceram o NASA Space Apps Goiânia 2019, realizado entre os dias 18 e 20 de outubro. O NASA Space Apps Challenge é um hackathon global que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil. Este ano, mais de 20 cidades receberam artistas, designers, programadores, médicos, engenheiros, professores e profissionais de todas as áreas para se juntarem e produzirem as soluções que vão mudar o mundo. 
 
A programação reuniu 120 participantes, que criaram soluções para os desafios propostos pela incubadora de inovação da Agência Espacial Americana (NASA). Os trabalhos foram feitos em grupos de cinco a sete pessoas em um prazo de 40 horas.
 
A equipe “Uai, Asan”, que tem como integrantes os estudantes Jordane Gabriella e Werberth Lins, ambos do curso de Engenharia de Software do INF, foi a  primeira colocada na etapa de Goiânia e desenvolveu um aplicativo que usa dados e imagens fornecidos pelos satélites da NASA para mapear as áreas de baixa renda e monitorar a evolução do aumento da habitação nessas áreas. A solução, juntamente com o aplicativo, é substituir os tijolos usados ​​no canteiro de obras por uma membrana feita de tecido e resina plástica, que cubra uma estrutura e torne a construção de uma casa mais barata e mais viável. 
 
Os projetos vencedores de cada regional foram enviados para avaliação do comitê mundial do evento, concorrendo no NASA International Space Apps Challenge. Os melhores projetos serão convidados a apresentar suas ideias na incubadora da NASA e as equipes visitarão os laboratórios da agência nos Estados Unidos.
 
O professor Leonardo Alves, do Instituto de Informática,  ressalta a relevância do evento para o instituto: “considero muito importante e gratificante para o INF termos uma conquista em primeiro lugar regional em um evento de empreendedorismo tão aberto como o NASA Space Apps Challenge”. O professor destaca ainda a participação da aluna Jordane Gabriella na equipe vencedora: “A liderança da aluna do curso de Engenharia de Software do INF foi total. Tive a satisfação de ser mentor no evento e orientar a equipe”. A apresentação da equipe vencedora foi realizada por Suellen Oliveira, especialista em gestão industrial.
 
A equipe é composta também também pela designer de moda Brenda Ribeiro, pelo estudante do curso de Arquitetura da UFG Graziele Gabriel, pela especialista em gestão industrial Suellen Oliveira e pelos alunos de ensino médio Victor Vilardell e Matheus Felix.
Os projetos selecionados para a fase internacional devem ser divulgados até janeiro de 2020.
Estudantes INF-Nasa.png

Fonte: Assessoria de Comunicação do INF/UFG

Categorias: notícias inf