Reino Unido
curso introdutório

Buscando chaves para o sucesso como servidor na UFG

Por Kharen Stecca. Criada em 21/11/18 17:30. Atualizada em 21/11/18 17:35.

Curso introdutório para técnicos-administrativos ressaltou os caminhos para construir uma carreira dentro da universidade

Texto e Fotos: Kharen Stecca

Vanessa Bertolini

A Universidade Federal de Goiás recebeu nos últimos meses mais 120 novos servidores técnico-administrativos em educação aprovados em concursos públicos vigentes. E hoje foi um dia de recepção para esses servidores com o curso introdutório oferecido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas). A abertura com a apresentação cultural da professora da Escola de Música e Artes Cênicas,  Vanessa Carla Bertolini,  teve a presença do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, do Pró-reitor de Gestao de Pessoas, Everton Wirbitzki da Silveira e da Diretora de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas, Rosângela Nunes.

Rosângela parabenizou os novos servidores e desejou a todos que possam aproveitar o que a universidade tem a oferecer. A fala do pró-reitor, Everton Wirbitzki também seguiu a mesma linha: “Envolvam-se com o ambiente da universidade para que a UFG voe com o voo de vocês.” O reitor também ressaltou a universidade como “o melhor lugar do mundo para trabalhar”. E explicou os motivos: “Aqui lidamos com o que é mais caro às pessoas, o conhecimento, o sonho de cursar uma graduação e ter ascensão social.”

Edward Madureira

Apesar do otimismo, o reitor ressaltou que estamos vivendo momentos muito difíceis, logo após um período de crescimento. “Mas temos um diferencial que é a nossa credibilidade por parte da população”, afirmou. Ele também convocou os servidores a defender a universidade como patrimônio: “Devemos defendê-la não por nós, mas porque ela é a possibilidade de termos um mundo melhor. Muitos nos invejam, justamente pela nossa liberdade de expressão, pela nossa autonomia, pois isso incomoda. Mas é o que garante sonharmos com um país mais livre e mais justo”.

Ele também ressaltou realizações da universidade como a futura inauguração do novo prédio do Hospital das Clínicas com 600 novos leitos que atendem 100% pelo SUS e promovem a formação dos profissionais de saúde da UFG e também de outras instituições goianas. Ressaltou também os cursos de pós-graduação, as pesquisas realizadas e os inúmeros projetos de extensão que permitem a troca de conhecimentos com a sociedade.

Robson Anasthacio

Plataforma Vias – Robson Athanasio da Coordenação de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas, apresentou o curso introdutório que é realizado com dois encontros presenciais e o restante em um curso oferecido a distância pela plataforma Vias.

curso introdutório

Palestra para o sucesso – A técnica Laíze Leite, lotada na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação proferiu a palestra da tarde com o tema “Métodos que podem contribuir para uma carreira de sucesso na UFG”. Ela que já está há 14 anos na universidade fez a pergunta chave para os presentes: Que história você quer construir na UFG? Para ela é preciso olhar para si, reconhecer suas expectativas e então olhar para a instituição e ver como realizá-las. Para isso ela destaca a necessidade de quatro princípios: a autorresponsabilidade, iniciativa, automotivação e autogestão da carreira. Ela também destaca a necessidade de reconhecer as falhas no serviço público que desmotivam as pessoas e fazem como que ele seja mal avaliado tais quais o sucateamento da máquina, deficiência nos processos e fatores humanos que fazem como que os servidores sintam-se estagnados e sem motivação para o trabalho. Para ela é preciso lidar com os quatro princípios para que mesmo que os governos mudem ou as condições não sejam as melhores continuemos buscando o aprimoramento e a motivação para termos sucesso em nossa carreira.

Fonte: Secom UFG

Categorias: notícias