Ações para viabilização da moradia estudantil em Catalão

Por Magno Medeiros. Criada em 11/10/18 09:02. Atualizada em 11/10/18 09:13.

Em ofício, a Reitoria se compromete a continuar fazendo gestões para viabilizar a moradia estudantil

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás torna público o ofício nº 0890/2018 em que relata as providências adotadas e os compromissos assumidos para viabilizar a liberação de recursos para a construção da moradia estudantil de Catalão. O reitor Edward Madureira, a vice-reitora Sandramara Matias Chaves, a diretora da Regional Catalão Roselma Lucchese, o vice-diretor Cláudio Maia e equipe de gestores da UFG reuniram-se nesta quarta-feira, dia 10/10, em sala do Centro de Eventos, com representantes dos estudantes que ocupam o prédio da Reitoria.

Confira, abaixo, o ofício entregue aos estudantes.

Ofício n.º 0890/2018/GAB/UFG

Goiânia, 10 de outubro de 2018.

Ao grupo de estudantes da Regional Catalão/ Universidade Federal de Catalão.

Assunto: solicita a desocupação do Prédio da Reitoria da Universidade Federal de Goiás - UFG.

A Reitoria e a Direção da Regional Catalão da UFG, após reunião realizada por volta das 19h do dia 10 de outubro, com uma comissão de estudantes que ocupam o prédio da Reitoria, reafirmam que vêm mantendo negociações com o Ministério da Educação para garantir os recursos necessários para a construção da moradia estudantil, destacando-se as seguintes ações:

1. Reunião administrativa, realizada em março na Regional Catalão, na qual a Reitoria se comprometeu em executar a construção da Casa do Estudante, devendo, para tanto, priorizar a destinação de recursos de capital do PNAES da Universidade.
  2. Audiência com o Ministro da Educação em 20 de março, em que a Reitoria e a Direção da Regional Catalão cobraram a liberação de recursos para a Universidade, incluindo verba do PNAES.
  3. Entrega de ofício ao Ministro da Educação, no ato de fundação oficial da Universidade Federal de Catalão, realizado no dia 21 de maio, com a presença de diversas autoridades do Estado e do Governo Federal, no qual os gestores reiteram diversas demandas de interesse da comunidade universitária de Catalão, dentre as quais a construção da moradia estudantil.
  4. Entrega ao Senador Wilder Moraes, no dia 12 de julho, de ofício solicitando gestões junto ao MEC para a liberação de recursos de capital do PNAES.
  5. Audiência com o Secretário de Educação Superior e com o diretor de Relações com as IFES, no MEC dia 25 de setembro, apresentando novamente as principais demandas da Universidade, mais uma vez ressaltando o projeto de construção da moradia dos estudantes.
  6. Envio de e-mail aos gestores do MEC, no dia 27 de setembro, reiterando as solicitações da Universidade.
  7. Contato com o MEC, em 10 de outubro, cobrando a liberação de recursos para dar andamento a execução da obra, já licitada.
  8. Gestões sistemáticas da Reitoria junto ao MEC desde o início do ano para cobrar celeridade no atendimento das demandas e reivindicações da Universidade, por meio de inúmeras visitas, ofícios, e-mails e telefonemas, enfatizando como prioridade a moradia estudantil de Catalão.

Cabe ressaltar que todos os procedimentos administrativos, no que se refere a elaboração de projetos e licitação, já foram concluídos, dependendo apenas da liberação dos recursos pelo MEC.

A administração superior reforça que sempre esteve disponível para o diálogo e que continua a envidar esforços junto ao MEC para assegurar a liberação de recursos para a contratação da obra ainda neste ano.

Em face do exposto e considerando:

• o esforço da Reitoria e da Regional Catalão para garantir a liberação dos recursos mencionados;
  • os prejuízos causados a comunidade universitária com a ocupação da Reitoria;
  • a necessidade de continuidade das tratativas em andamento com o MEC para a liberação dos recursos;
  • o compromisso assumido pela gestão da UFG em realizar uma nova reunião no dia 19 de novembro com os estudantes;

Solicitamos a liberação do prédio da Reitoria até as 8h desta quinta-feira, dia 11 de outubro, possibilitando assim, a normalização das atividades ali desenvolvidas.

Atenciosamente,

Profa. Roselma Lucchese                            Prof. Edward Madureira Brasil

Diretora da Regional Catalão                                             Reitor

Fonte : Reitoria UFG