Destaque IEL 2018.png

Egresso da UFG vence Prêmio IEL 2018

Por Caroline Pires. Criada em 13/09/18 09:58. Atualizada em 13/09/18 09:58.

Henrique Carvalho de Oliveira desenvolveu projeto que usa drone para fazer topografia

Na noite de ontem, 12/9, Henrique Carvalho de Oliveira, recém-formado no curso de Engenharia Civil da UFG, recebeu o 1º lugar do Prêmio IEL de Estágio. O ex-aluno desenvolveu um projeto, que usa drones para fazer topografia, foi considerado o melhor do Brasil. Henrique desenvolveu, por meio do Programa de Estágio do IEL/GO, na Siga Engenharia e Energia, o projeto Uso de drone no levantamento planialtimétrico de centrais geradoras hidrelétricas (CGHs). A cerimônia de premiação foi realizada na noite de quarta-feira (12), no Teatro Sesi, no Setor Santa Genoveva, em Goiânia.

"Ganhar este prêmio é uma emoção indescritível. É um momento único. Agradeço muito ao IEL Goiás, à Welt Energia, aos meus amigos e à minha família. O prêmio vai incrementar muito meu currículo e vai dar mais visibilidade à minha carreira. Estou muito feliz e agora é festejar", comemorou Henrique. Henrique foi o vencedor do 14º Prêmio IEL de Estágio, etapa regional, realizado em maio. Nesta quarta-feira, na etapa nacional, o estagiário concorreu ao 1º lugar com projetos do baiano Mateus dos Santos Meneses (2º lugar), que estagia no Instituto Brasileiro de Robótica do Senai/BA, e do paraense Jorge Augusto Pinheiro da Costa (3º), estagiário da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) daquele estado.

Destaque IEL 2018_02.png

O engenheiro se formou há dois meses e foi contratado pela empresa em que estagiava. Na construção de hidrelétricas, como em demais edificações, é necessário mapear o terreno para conhecer o relevo ao qual o projeto terá de se adequar. Esta atividade se chama topografia, antes terceirizado pela Welt Energia. O projeto de Henrique objetivou o uso de drones com câmeras que fizessem este mapeamento.

"Com o projeto, tivemos economia de tempo, porque o drone permite mapear a região com maior agilidade. Também chegamos a ter economia de dinheiro em até 50% em alguns projetos. A qualidade também melhorou, pois temos maior controle e podemos fazer revisão e modificações por nós mesmos", explicou Henrique, que já está desenvolvendo a aplicação do uso do drone no georreferenciamento. Por pouco, a Engenharia não perde um profissional de grande potencial.

Em 2013, Henrique prestou vestibular para Engenharia Civil e Medicina. "Muita gente me criticou por não ter feito medicina, mas hoje sei que fiz a escolha certa", garantiu Henrique, que sonha em ser empresário. "Quero desenvolver carreira na esfera privada e seguir na área em que atuo hoje: geração de energia (hidráulica e eólica). Eu me considero um bom administrador e quero atingir cargos gerenciais ou até abrir minha própria empresa. Fora isso, gosto muito de dar palestras e consultorias, e muito provavelmente essas atividades também farão parte da minha rotina", previu.

OUTROS PREMIADOS
Goiás liderou o número de indicações e disputou o prêmio nas categorias Estagiário Destaque, Micro/Pequena Empresa, Sistema Indústria e Instituição de Ensino Técnico. O Instituto Senai de Tecnologia em Automação (Goiás) foi o outro grande vencedor goiano da noite, ficando à frente, na categoria Sistema Indústria, do potiguar Senai CTGAS-ER (2º) e do Sesi Roraima (3º). "Esta premiação reforça o cumprimento do que nos propomos a fazer. É um reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo. Estamos muito felizes com esta conquista", salientou Dário Queija, diretor do Instituto Senai de Tecnologia em Automação Industrial.

A Lara Martins Advogados concorreu ao prêmio na categoria Micro/Pequena Empresa, com o Sicoob Central BA, da Bahia, e a Start School, de Roraima. Foi a segunda indicação seguida do escritório, que ficou em 2º lugar na edição 2017 e, neste ano, repetiu a colocação. Os roraimenses ficaram em 1º, seguidos dos baianos. "É um orgulho muito grande para nós, do Lara Martins, saber que estamos colaborando com o mercado e com o crescimento profissional dos acadêmicos", comemora o advogado Rafael Lara, um dos sócios da empresa, que desenvolve o projeto com outros dois escritórios: GMPR e Arthur Rios Advogados.

Na categoria Instituição de Ensino Técnico, o Senai/GO ficou em 3º e teve como concorrentes o Se7e Centro Tecnológico (1º lugar), da Bahia, e o Senai Taguatinga (2º), do Distrito Federal. "Participar do prêmio nacional de estágio do IEL é uma honra, porque significa demonstrar para a sociedade goiana e para o Brasil, a importância do nosso trabalho aqui no Estado de Goiás", comentou Wanessa Lourenço, coordenadora de aprendizagem e estágio do Senai/GO.

Fonte : IEL com alterações

Categorias : Institucional