Ação SMT.png

Campanha promove melhoria do trânsito na UFG

Por Caroline Pires. Criada em 22/08/18 11:17. Atualizada em 23/08/18 17:07.

A blitz de conscientização deu início à ação que procura educar os motoristas sobre a forma de transitar dentro da UFG

Texto: Daniela Versiane

Fotos: Adriano Justiniano

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SMT) nesta quarta-feira, 22/8, a Campanha Melhore o Trânsito no Câmpus. A ação tem por objetivo conscientizar motoristas de que as leis de trânsito também são aplicadas dentro da Universidade. A SMT promoveu a blitz de conscientização em quatro pontos de grande movimento na parte interna do Câmpus Samambaia. A atividade não teve por objetivo multar os motoristas.

De acordo com o reitor Edward Madureira, a Ouvidoria tem recebido diversas reclamações de desrespeito às regras de trânsito. Mas, segundo ele, antes de partir para a punição, é necessário informar os motoristas sobre o assunto e deixar claro que as vias do Câmpus são de âmbito público. “Nós realizamos a ação em conjunto, começando por uma ação educativa, já que o que acontece na Universidade sempre pede um caráter pedagógico. A partir dessa ação, nas próximas semanas, nós iremos intensificar a fiscalização”, explicou.

Os agentes da SMT abordaram os carros e explicaram algumas regras básicas como a velocidade máxima permitida dentro da UFG, que é de 30km, a infração da fila dupla, além dos locais permitidos para estacionamento e o uso faixa de pedestres. Apesar de alguns motoristas não terem sido receptivos a iniciativa, a maioria mostrou adesão à ação, como é o caso do vendedor Patrício de Jesus Lopes, que precisa passar pelas ruas do Samambaia com frequência. “É uma boa oportunidade para evitar esses tipos de problemas. A educação no trânsito hoje é muito necessária, não só aqui dentro da Universidade, como fora também”, comentou.

Alguns membros da comunidade acadêmica que participaram da mobilização não sabiam que a SMT podia fazer ações dentro da UFG. “Nós estamos alertando os condutores dos veículos automotores para terem cuidado redobrado. Aqui faz parte do trânsito, faz parte da cidade e o que nós buscamos é um trânsito humanizado, mais justo e mais democrático,” explicou a agente de trânsito da Gerência de Educação Para o Trânsito, Cristiane Cunha.

Ação SMT_02.png

Ação reuniu equipe de Segurança, SMT e Secretaria de Comunicação da UFG

Ação SMT_03.png

Campanha educativa conscientizou motoristas que trafegam cotidianamente no Câmpus Samambaia