Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Abertura do Curso de Docência de 2018

Professores participam de Curso de Docência no Ensino Superior

Por Letícia Rocha. Criada em 13/04/18 11:27. Atualizada em 16/04/18 17:33.

Capacitação é oferecida a todos os docentes contratados pela instituição 

Fotos: Amanda de Oliveira
Texto: Letícia Rocha

 O Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da UFG realizou, na última quinta-feira (12), a abertura do Curso de Docência no Ensino Superior da Universidade Federal de Goiás (UFG). Todos os professores que ingressaram na instituição no último ano estão participando da formação, a fim de se preparar para exercer o trabalho.

O evento contou com a presença do reitor Edward Madureira Brasil, que falou sobre o crescimento da instituição. Segundo o reitor, em 2006, o quadro de professores efetivos da UFG contava com cerca de 1000 professores doutores. Atualmente, pouco mais de 10 anos depois, o número dobrou. "Eu sempre pergunto qual instituição no estado de Goiás e no centro-oeste tem 2.200 doutores a sua disposição para pensar e contribuir em qualquer tema da sociedade", reiterou o reitor. 

Cerimônia de abertura

O Reitor Edward Madureira falou para a turma de novos professores da UFG sobre os avanços e desafios da instituição

Edward ainda comentou sobre o pagamento de mensalidade nas universidades públicas, sugerida em relatório publicado pelo Banco Mundial, e sobre a inviabilidade de colocar isso em prática. Falou ainda sobre a importância de nos unirmos para debater essa questão e evitar a privatização das instituições públicas. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton da Silveira, também esteve presente na cerimônia e falou sobre a política de gestão de pessoas na UFG.  

A professora Ana Cristina Craz participou como representante da Associação do Sindicato dos Discentes (Adufg). Ela ressaltou a importância do curso e da carreira na docência. Relembrou ainda sobre sua época de militância, em que não era possível seguir carreira nessa área. "A formação de docência é extremamente importante porque não é só aprender técnicas didáticas, mas é entender o processo de transmissão de conhecimentos e esse processo de transmissão de conhecimentos é que faz a revolução." 

Curso

Capacitação tem objetivo de garantir o bom exercício da profissão

Após a cerimônia de abertura, os professores foram orientados pela coordenadora do curso e integrante da equipe de  DDRH, Camila do Nascimento, sobre o andamento das aulas e a estruturação geral do curso. O curso conta com seis encontros presenciais, que foram divididos em quatro módulos de ensino organizados em torno das práticas docentes e das políticas da Universidade. 

Categorias : Última Hora

Listar Todas Voltar