Matrícula 2018 capa

Começam matrículas de novos estudantes da UFG

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 06/03/18 12:40. Atualizada em 08/03/18 11:51.

Aprovados no SiSU foram convocados de acordo com escalonamento por curso; ingressante deve ficar atento à documentação necessária

Texto: Caroline Brandão e Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Amanda de Oliveira e Carlos Siqueira

A manhã desta terça-feira (6/3) marcou o início de uma nova fase para milhares de estudantes que passam a fazer parte da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi o primeiro dia de matrículas dos candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2018. O processo é realizado no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, até o dia 12/3. Os estudantes foram convocados de acordo com escalonamento de cursos previsto no edital de matrículas.

Confira aqui todas as orientações para a matrícula.

Aprovado no curso de Ciências Biológicas, Roger Brandão, 18, veio com a mãe de Barreiras, na Bahia, para fazer a matrícula. A graduação foi escolhida no ensino médio e, em breve, o estudante se mudará definitivamente para Goiânia. "A expectativa é grande, é um sonho que se inicia. Estou apreensiva, mas confiante, porque o papel de mãe é também apoiar os filhos", afirmou Joilma Brandão, orgulhosa de ver o quarto filho na universidade.

Já Yasmin Castro, 17, não tinha tanta certeza em relação ao que cursar. Um teste vocacional apontou a área de Agrárias – a mesma do pai, que a incentivou a tentar uma vaga em Agronomia. "Fiquei muito feliz [com a aprovação], a UFG é uma Universidade muito conceituada". Acompanhando a filha, Cristiane Figueiredo também disse estar ansiosa, sobretudo por também ter estudado na UFG, onde se formou em Jornalismo. Essa foi, segundo ela, uma experiência única, da qual guarda boas lembranças.

Flávia Maria foi prestigiar, com orgulho, o filho Gustavo Martins, 18, selecionado para o curso de Agronomia. "“Estou animada. Nossos filhos têm os próprios sonhos, então para nós é a realização de um sonho também. Espero que ele se torne um bom profissional", declarou.

Matrícula 2018

Muitos pais e mães acompanharam a matrícula dos filhos no Centro de Eventos da UFG, no Câmpus Samambaia

Autodeclaração
Também de Barreiras, Vinícius Ferreira Ramos, 19, decidiu fazer Engenharia de Alimentos na UFG devido à mudança de sua família para Goiás. "A UFG sempre foi minha primeira opção desde que me mudei. Espero gostar do curso e pretendo me dedicar bastante", comentou. Francielle Calixto de Almeida, 25, recém-ingressa no curso de Pedagogia, também disse estar com grande expectativa em sua graduação. "Como é uma universidade de renome, espero que a UFG faça jus a isso, as minhas expectativas sobre a faculdade são altas".

Os dois ingressantes estavam na fila para a Comissão de Verificação de Autodeclaração. Francielle se declarou negra. "Essa comissão é muito importante para evitar fraudes, pois já são poucas as vagas para essa minoria", observou. Para Vinícius, o acesso às cotas também é importante para ajudar alunos de escolas públicas. "Sou negro e participar da Verificação de Autodeclaração é muito bom. Isso aumenta o número de estudantes negros, que é baixo, e ajuda a incluir os que vêm de escolas públicas".

Matrícula 2018

Equipes de matrícula e as comissões de verificação montaram uma força-tarefa para atender os ingressantes

Boas-vindas

No primeiro dia de matrículas, a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, deu as boas-vindas aos novos estudantes. "Esse é um momento muito importante para nós, porque é quando a UFG cumpre um de seus papéis fundamentais, que é receber os estudantes de graduação". A vice-reitora parabenizou candidatos e familiares pela conquista e deixou uma mensagem aos estudantes: "Que eles usufruam dos diferentes espaços e das diferentes atividades que a UFG oferece, não só no campo do ensino, mas também da pesquisa, da extensão e da cultura, que eles vivam a Universidade em sua plenitude e que tenham uma trajetória de muito sucesso na UFG".

Para a pró-reitora de Graduação, Flávia Aparecida de Oliveira, a matrícula dos ingressantes é um dia de muita alegria, pois é um momento em que a Universidade se revigora. A Prograd organiza todo o processo, com as equipes de matrículas e as comissões. "Aproveitamos para parabenizar os familiares por essa conquista dos seus filhos e dizer que nós estamos prontos para oferecer o melhor ensino em uma Universidade que é pública e que zela por sua qualidade".

Matrícula 2018

Vice-reitora Sandramara Matias Chaves e integrantes da administração da UFG estiveram no local das matrículas

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Matrícula