Comissão de combate ao assédio e a discriminação 1

Comissão de combate ao assédio faz primeira reunião do ano

Por Versanna Carvalho . Criada em 01/03/18 14:43. Atualizada em 01/03/18 15:01.

Grupo presidido pela vice-reitora Sandramara Matias define cronograma de reuniões de 2018

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

A vice-reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Matias Chaves, conduziu a primeira reunião do ano da Comissão Permanente de Acompanhamento de Denúncias e Processos Administrativos Relacionados à Questões de Assédio Moral, Sexual e Preconceito da qual é presidente. O grupo de trabalho foi constituído no ano passado por meio da Resolução do Conselho Universitário (Consuni)  nº12/2017. Esta foi a terceira assembleia da Comissão e a primeira da nova gestão da UFG. No encontro, foram apresentados os atendimentos pela Ouvidoria e processos administrativos referentes assédio e racismo nos últimos anos e a definição do calendário de reuniões da equipe.

Para Sandramara Matias, o papel da Comissão é ainda mais abrangente do que prevê a resolução, que dispõe sobre normas e procedimentos a serem adotados em casos de assédio e preconceito, no âmbito da UFG. “Eu considero que uma das atribuições mais importantes dessa Comissão seja de caráter educativo e preventivo, com foco para o esclarecimento da comunidade universitária a respeito do que se configura como assédio moral, como assédio sexual, como discriminação ou como preconceito”, ressalta.

Ao investir em ações preventivas e educativas, a expectativa da vice-reitora é a de que “as pessoas tenham atitudes mais compatíveis com aquilo que a gente espera dentro de uma universidade. De uma convivência mais harmoniosa e de uma universidade mais saudável no seu dia-a-dia, de respeito às diferenças, como deve ser em um ambiente democrático”, pontua Matias. Uma das primeiras ações relacionadas ao trabalho da Comissão é a campanha contra o assédio sexual #NãoÉNão Assédio Sexual é Crime, que vai ser lançada em 14/3, durante o evento Março Mulher Interinstitucional 2018, na UFG.

Sandramara Matias 01mar2018

Sandramara Matias: esclarecimento e prevenção ao assédio estão na pauta

A Comissão é composta por membros do gabinete da Reitoria, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh); do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes-GO); do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg); do Diretório Central dos Estudantes (DCE); da Associação de Pós-Graduandos da UFG; um membro da Coordenação de Processos Administrativos (CDPA); e um representante de cada uma das regionais fora de sede.

Em uma participação breve na reunião, o reitor Edward Madureira reforça a importância das ações pedagógicas, que é a atividade fim da UFG. “Eu tenho certeza de que iremos avançar mais rápido se criarmos um ambiente de combate a essas práticas abusivas aliada à ações educativas e de prevenção”, acredita.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora